Terça-feira (14) teve recordes de temperaturas no Estado

O vento moderado do Norte, que transporta calor da região central do país, fez a temperatura subir rapidamente em todo o Espírito Santo nessa terça-feira (14). Este escoamento de vento na região da massa de ar seco é típico na aproximação de frentes frias. A topografia acidentada do Estado faz o ar aquecer ainda mais. Ao descer as montanhas capixabas, ele fica mais quente e seco, elevando muito as temperaturas na região Sul, com destaque para o vale do Itapemirim.

O município de Alegre registrou temperatura máxima de 39°C, que não chegou a ser recorde. No dia primeiro de janeiro, foram registrados 39,2°C no município. Cachoeiro de Itapemirim teve máxima de 39,1°C e Presidente Kennedy chegou a 37,2°C, novo recorde para a cidade em 2014. Outras cidades do Estado também passaram por um dia muito quente: Afonso Cláudio teve calor recorde para este ano: a máxima observada foi de 34,7°C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Venda Nova do Imigrante, onde a população é acostumada ao clima fresco, alcançou 32.7ºC, segundo o Incaper. O órgão não tem registros anteriores, mas acredita que este não tenha sido o recorde do município.

A estação do Incaper em Marilândia, região Noroeste, registrou novo recorde também. A máxima foi de 38,1°C. A estação do INMET em Nova Venécia, também na região Noroeste, registrou calor de 35,8 °C, novo recorde para a cidade em 2014. Na região Norte, a estação do Incaper em Pinheiros teve recorde de 36,0 °C e Mucurici igualou o recorde do mês passado: o termômetro marcou 36,6° C.

Segundo o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes, o calor nessa época do ano é normal. “A primavera é uma estação de muitos altos e baixos. Hoje está calor, amanhã pode passar uma frente fria e fazer com que a temperatura caia. É uma situação normal. Somente no fim da estação é que o tempo começa a estabilizar, quando o calor passa a predominar, mas não chega a atingir temperaturas extremas”, afirmou.

Para esta quarta-feira (15), a previsão do Incaper é de que haja predomínio de sol na metade norte do Estado, onde atua uma massa de ar seco. Segundo o órgão, por causa da passagem de uma frente fria em alto-mar, as nuvens aumentam ao longo do dia em alguns trechos das regiões Serrana, Sul-Caparaó e ABC Capixaba. Nestas áreas, há expectativa de pancadas de chuva entre o fim da tarde e a noite. O ar continua abafado na metade norte, mas o calor diminui um pouco na metade sul. A nebulosidade varia ao longo do dia nas demais áreas da região Sul, na Grande Vitória e no sul da região Nordeste, mas não há previsão de chuva.

As temperaturas variam entre 12 °C e 33 °C na região Serrana e vão de 18 °C a 38 °C nas demais regiões. Para ver a previsão do tempo completa por região, clique aqui.

Confira mais Notícias

Fim de semana sem chuva na Região Serrana

Espírito Santo pode ter mínima de 9 ºC no fim de semana

Tempo instável na virada de ano no Espírito Santo

Região Sudeste segue sem chuva até o fim de julho

Fim de semana de sol e altas temperaturas na região serrana

Massa de ar frio derruba temperaturas no Espírito Santo

Semana será de predomínio do sol com possibilidade de chuva rápida na região serrana

Novembro começa com sol e calor em todo o Estado