Em segunda votação, foi aprovado por unanimidade na última terça-feira (dia 26 de agosto), o Projeto de Lei nº 025/2008, que autoriza a Prefeitura de Venda Nova doar um terreno para o Instituto Caminhos da Razão- ICR.
Na mesma sessão os vereadores aprovaram, em primeira votação, o Projeto de Lei Nº 38/2008 que reconhece o Instituto como de utilidade pública. Este projeto é de autoria do vereador Marco Grillo PSDB, que reforça o caráter social do trabalho feito através do esporte pelo ICR. O Instituto mantém uma escola de caratê em Venda Nova e, com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social, atua em São João, Caxixe e Pindobas, com um total de mais de 300 alunos freqüentando gratuitamente as aulas e treinamentos.
Apesar de anunciar que também em segunda votação votaria a favor do projeto que autoriza a doação do terreno, a vereadora Eunice Caliman- PV, disse que o faria com reservas. Ela ainda se mostrou preocupada com questões legais, ao mesmo tempo que disse se sentir segura devido a causa ser nobre.
Na avaliação de Alberto Falqueto- PDT, é justificável a doação. Há uma grande carência de esporte para os jovens em todo o município. Um investimento nesta área é um grande investimento na juventude, disse o vereador. Ele ainda lembrou que a obra da sede será erguida com o apoio do Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS. O recurso já está aprovado e isto não pode passar em branco.
Apoio do IJBS
Ainda na primeira votação do projeto que autoriza a doação, Grillo ressaltou que o Executivo entendeu a necessidade do ICR, cujo trabalho é tão legítimo que passou a contar com apoio e aval do Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS.
Na Câmara desde o início de maio, o projeto gerava dúvida quanto à constitucionalidade, que veda doações para entidades que não estejam ligadas às áreas de saúde ou social. O apoio do IJBS ao trabalho desenvolvido pelo ICR, que é social através do esporte, passou a dar mais subsídios para a doação.
* Fonte: Site Câmara de Venda Nova