Geral

Tire dúvidas sobre meia-entrada na Festa da Polenta

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

A 36ª Festa da Polenta está chegando e muita gente ainda tem dúvidas sobre a meia-entrada no evento, que acontece de 10 a 12 e de 15 a 19 de outubro em Venda Nova do Imigrante. O benefício será garantido a estudantes, idosos, pessoas com deficiência, jovens com idade de 15 a 29 anos registrados no Cadastro Único (Cad-Único) do Governo Federal e doadores regulares de sangue. Se você tem direito ao desconto, confira a documentação necessária para pagar metade do valor do ingresso.

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) expediu uma notificação recomendatória à Associação Festa da Polenta (Afepol), que organiza a festa. O documento, assinado pela Promotora de Justiça de Venda Nova, Adriana Dias Paes Ristori Cotta, e pelo presidente da Afepol, Tarcísio Caliman, traz recomendações sobre a concessão da meia-entrada e da documentação que poderá ser utilizada para comprovar o direito ao benefício.

O limite de ingressos com preço de meia-entrada será limitado a 40% do total de bilhetes vendidos, de acordo com a notificação recomendatória. Para cumprir a legislação e respeitar o percentual obrigatório, a Afepol venderá os ingressos com desconto em lotes. Caso um lote de meia-entrada tenha se esgotado, o interessado deverá aguardar o início do novo lote para comprá-lo pagando o valor reduzido.

A apresentação de um documento de identidade oficial com foto e do CPF é obrigatória para todos os beneficiários da meia-entrada. Para quem tem 60 anos ou mais, esses são os únicos documentos exigidos para pagar metade do valor do ingresso. Para pessoas em outras situações que dão direito ao benefício, é necessário apresentar documentação diferente.

Os doadores regulares de sangue deverão levar a carteira de controle das doações de sangue emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Para quem é registrado no Cad-Único e tem de 15 a 29 anos, é necessário apresentar documento emitido pela Secretaria Municipal de Ação Social. Nesse documento, a Secretaria deve reconhecer que o interessado é registrado no Cadastro Único.

Ainda segundo a notificação, as pessoas com deficiência poderão pagar meia-entrada, bastando que se identifiquem como deficientes. Se for comprovada a necessidade de um acompanhante, ele também terá direito ao benefício. A maior dúvida da população era quanto à meia-entrada para estudantes, uma vez que a legislação limitava demais a concessão do desconto. A notificação deu parâmetros para garantir o direito a quem estuda.

Segundo o texto do documento, poderão pagar metade do valor do ingresso os estudantes regularmente matriculados na rede regular de ensino de níveis fundamental, médio e superior, tanto das instituições de ensino públicas, quanto privadas. Para comprovar a condição de estudante, será necessário apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) ou declaração de matrícula e frequência, emitida pela instituição de ensino ou por agremiações estudantis. Crianças até doze anos não pagam ingresso em nenhum dia da Festa.

Prevenção de fraudes

A notificação recomendatória também prevê procedimentos para evitar que pessoas utilizem documentos falsos para pagar meia-entrada. Caso os organizadores da festa suspeitem de fraude, a pessoa poderá comprar o ingresso com o desconto, mas será convidada a se dirigir a uma sala reservada, onde poderá ser filmada e ter os documentos copiados. A documentação e a filmagem poderão ser entregues à Polícia para investigação e, se comprovada a fraude, a pessoa poderá responder judicialmente.  Quem não aceitar ser filmado e ter os documentos copiados, não terá direito à meia-entrada. Esse procedimento será realizado apenas nos casos em que houver suspeita de fraude.

 

Leia mais: Divulgados valores dos ingressos para Festa da Polenta

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho