O tomate, considerado o principal produto capixaba, abre a semana com um aumento de 95% em seu preço médio, de acordo com pesquisa feita pela Centrais do Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES).
Nos primeiros 21 dias do mês de agosto, o valor médio do produto era de R$ 22,00 a caixa (22 Kg). Nesta segunda-feira (24), o produto foi cotado a R$ 43,00 a caixa.
Segundo o setor de Estatística da Ceasa/ES, responsável pela pesquisa, embora o tomate esteja no período da safra de inverno, o aumento se deve ao clima frio registrado nos últimos dias, que retarda a maturação do fruto.
Outro fator é a exportação do produto para outros estados, que faz diminuir a oferta e consequentemente a elevação do preço no Entreposto Central, em Cariacica. Nos últimos oito dias deste mês, a oferta do tomate no mercado da Ceasa caiu 18,8%.
A safra do produto iniciou em junho e vai até outubro nas regiões de Santa Teresa, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, São Roque do Canaã, Domingos Martins e Cachoeiro de Itapemirim.
Os interessados em saber os preços praticados no Entreposto Central de Cariacica, podem acessar o site www.ceasa.es.gov.br, no link Preços.
* Gazeta Online