Tombo da Polenta continua na preferência do público

Instalado estrategicamente no galpão central do Centro de Eventos, o panelão gigante proporciona a atual maior atração da Festa da Polenta. Na sua 31ª versão, neste final de semana, aconteceram seis Tombos da Polenta. Dois desses foram na véspera de começar a festa, na quinta-feira. Sexta um, sábado dois e domingo mais um. A polenta produzida alivia a cozinha e, mesmo em grande quantidade, mantém o sabor da iguaria.

Cada tombo produz 1.200 quilos de polenta em três horas de cozimento, o que significa que o público consumiu este ano mais de sete toneladas só de polenta dura. Isto é, aquela que vai para a fritura e porções. Continua para a cozinha a tarefa de produzir a polenta mole que vai para o prato típico e também nas cumbuquinhas.

Assim que a polenta fica cozida, o tombo é anunciado, quando todo o público do evento volta seus olhares e suas máquinas fotográficas para o espetáculo. “Hoje a maioria das pessoas tem máquina fotográfica e, com o advento da Internet, nem podemos calcular quantas imagens do Tombo vai para a rede”, diz o presidente da Associação Festa da Polenta- Afepol, José Luiz Moysés.

O encantamento do público é claramente perceptível. As pessoas disputam centímetro por centímetro o direito de ficar mais próximo do Tombo da Polenta. “Vim de Vitória só para ver este grande espetáculo. É claro que eu adoro tudo na Festa da Polenta, mas essa virada da polenta é o ponto alto”, disse Maria José Santos Silva, que veio pela terceira vez ao evento.

As pessoas não se contentam só em ver e fotografar o tombo. Algumas conseguem um pedacinho da raspa da polenta. “Essa raspa lembra os tempos de minha infância, quando morava na roça”, disse João Pedro, morador de Vila Velha.

O Tombo da Polenta e outros atrativos da Festa da Polenta têm a real capacidade de mostrar às pessoas o sabor das coisas simples da vida e a raspa da polenta é apenas uma delas.

Para colocar a engenhoca para funcionar, pelo menos dez pessoas ficam envolvidas no processo. O trabalho vai da delicadeza do tempero até a força para tornar real a cascata dourada de polenta.

* Site Festa da Polenta

Confira mais Notícias

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc

Morango do amor divide espaço com tortas gigantes em tradicional festa do ES

Baile dos Universitários volta a ser realizado neste sábado (26)

Conheça as candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta 2025

Trânsito de Venda Nova sofrerá alterações para a Serenata Italiana neste sábado (12)

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas