Tonho dos Couros e trio elétrico no 41º Baile dos Universitários

* Leandro Fidelis

Reserve um espaço na agenda no mês de julho para a sua diversão. Foi exatamente neste mês que, há 42 anos, a juventude de Venda Nova do Imigrante escolheu para celebrar a cultura em volta da fogueira. No próximo dia 18 de julho, acontecerá na cidade o 41º Baile dos Universitários. O evento, realizado pela Amena, já confirmou algumas das atrações.

As bandas Woops, Meninos do Samba, Bandéia e o comediante Tonho dos Couros vão animar a super noite no pátio da Escola Fioravante Caliman a partir das 19 horas. A primeira promete fazer o público pular em volta de um mini trio elétrico. Haverá ainda um espetáculo de luzes e malabarismo com pirofagia circense do grupo Plonic, de Vitória.

O baile mais uma vez tem como pano de fundo uma mensagem politizada. Este ano o tema é “Sustentabilidade: Nosso Compromisso com a Vida”. Nesta sexta-feira (22), a Amena lançou um concurso de desenho e redação com todas as escolas da cidade.

As pinturas serão expostas no baile e a redação premiada, lida durante o evento. Também durante o baile, artistas plásticos vão pintar murais, promovendo uma decoração participativa.

O baile encerrará a programação da Festa dos Universitários, que conta com Passeio Ciclístico e oficinas culturais durante o mês de julho. Os “amenistas”, como se intitulam os voluntários da Amena, estão dedicados quase integralmente à organização do evento mais tradicional da cidade. Tudo para “manter acesa a chama” entre o público de todas as idades.

História

A Amena, com sede na Casa da Cultura, foi fundada em 1968 por estudantes universitários com raízes culturais e familiares em de Venda Nova do Imigrante, cidade colonizada por italianos nas montanhas capixabas. Naquele ano o presidente do Brasil era o general Arthur da Costa e Silva, cujo governo foi marcado por protestos e manifestações sociais.

A oposição ao regime militar crescia no país. A UNE ( União Nacional dos Estudantes ) organizara, no Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil. Em Contagem (MG) e Osasco (SP), greves de operários paralisam fábricas em protesto ao regime militar. Nesse mesmo ano o governo decreta o Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ). Este foi o mais duro do governo militar, pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.

De frente a essas barreiras, estudantes da região, hora sem voz, descobriram em seus conhecimentos adquiridos fora de seus círculos, e em meio a essa ditadura, uma maneira de trabalhar em prol da população da região de Venda Nova do Imigrante, promovendo melhorias nas questões relacionadas à saúde e meio-ambiente com recursos provenientes de um evento chamado Baile dos Universitários. Nasce aí a Amena, uma associação Pró Melhoramento de Venda Nova do Imigrante, mais tarde vinculado ao nome, Casa da Cultura.

Diretoria

A diretoria da Amena é formada por Tarcísio Falqueto (presidente), Ricardo Lorenção Feitosa (vice-presidente), Raoni Caliman Perim (tesoureiro) e Sônia Altoé (secretária). O mandato do grupo é de um ano.

Este ano, a diretoria voluntária da entidade passou a contar com uma equipe de colaboradores atuando especificamente com comunicação e eventos. São eles os voluntários Tiago Altoé (diretor de eventos externos), Leonardo Brioschi Mathias (diretor de eventos internos) e Leandro Faria de Castro Fidelis (diretor de comunicação social).

Além do baile, durante todo o ano são promovidos na Casa da Cultura cursos de artesanato e também realiza a Caminhada da Pedra do Rego, sempre no mês de abril, que é um passeio à montanha símbolo do município.

Confira programação do 41º Baile dos Universitários!

Dia 18 de julho- pátio da Escola Fioravante Caliman

19h- Meninos do Samba

20h30- Comédia com Tonho dos Couros

22h- Bandéia

23h30- Woops

* Valor do ingresso: R$15,00 (individual) e mesa com 4 lugares e atendimento diferenciado a R$100,00.

Confira mais Notícias

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova

Viva Cultura: Venda Nova lança edital para fomento de iniciativas culturais

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV