* Leandro Fidelis
Reserve um espaço na agenda no mês de julho para a sua diversão. Foi exatamente neste mês que, há 42 anos, a juventude de Venda Nova do Imigrante escolheu para celebrar a cultura em volta da fogueira. No próximo dia 18 de julho, acontecerá na cidade o 41º Baile dos Universitários. O evento, realizado pela Amena, já confirmou algumas das atrações.
As bandas Woops, Meninos do Samba, Bandéia e o comediante Tonho dos Couros vão animar a super noite no pátio da Escola Fioravante Caliman a partir das 19 horas. A primeira promete fazer o público pular em volta de um mini trio elétrico. Haverá ainda um espetáculo de luzes e malabarismo com pirofagia circense do grupo Plonic, de Vitória.
O baile mais uma vez tem como pano de fundo uma mensagem politizada. Este ano o tema é Sustentabilidade: Nosso Compromisso com a Vida. Nesta sexta-feira (22), a Amena lançou um concurso de desenho e redação com todas as escolas da cidade.
As pinturas serão expostas no baile e a redação premiada, lida durante o evento. Também durante o baile, artistas plásticos vão pintar murais, promovendo uma decoração participativa.
O baile encerrará a programação da Festa dos Universitários, que conta com Passeio Ciclístico e oficinas culturais durante o mês de julho. Os amenistas, como se intitulam os voluntários da Amena, estão dedicados quase integralmente à organização do evento mais tradicional da cidade. Tudo para manter acesa a chama entre o público de todas as idades.
História
A Amena, com sede na Casa da Cultura, foi fundada em 1968 por estudantes universitários com raízes culturais e familiares em de Venda Nova do Imigrante, cidade colonizada por italianos nas montanhas capixabas. Naquele ano o presidente do Brasil era o general Arthur da Costa e Silva, cujo governo foi marcado por protestos e manifestações sociais.
A oposição ao regime militar crescia no país. A UNE ( União Nacional dos Estudantes ) organizara, no Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil. Em Contagem (MG) e Osasco (SP), greves de operários paralisam fábricas em protesto ao regime militar. Nesse mesmo ano o governo decreta o Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ). Este foi o mais duro do governo militar, pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.
De frente a essas barreiras, estudantes da região, hora sem voz, descobriram em seus conhecimentos adquiridos fora de seus círculos, e em meio a essa ditadura, uma maneira de trabalhar em prol da população da região de Venda Nova do Imigrante, promovendo melhorias nas questões relacionadas à saúde e meio-ambiente com recursos provenientes de um evento chamado Baile dos Universitários. Nasce aí a Amena, uma associação Pró Melhoramento de Venda Nova do Imigrante, mais tarde vinculado ao nome, Casa da Cultura.
Diretoria
A diretoria da Amena é formada por Tarcísio Falqueto (presidente), Ricardo Lorenção Feitosa (vice-presidente), Raoni Caliman Perim (tesoureiro) e Sônia Altoé (secretária). O mandato do grupo é de um ano.
Este ano, a diretoria voluntária da entidade passou a contar com uma equipe de colaboradores atuando especificamente com comunicação e eventos. São eles os voluntários Tiago Altoé (diretor de eventos externos), Leonardo Brioschi Mathias (diretor de eventos internos) e Leandro Faria de Castro Fidelis (diretor de comunicação social).
Além do baile, durante todo o ano são promovidos na Casa da Cultura cursos de artesanato e também realiza a Caminhada da Pedra do Rego, sempre no mês de abril, que é um passeio à montanha símbolo do município.
Confira programação do 41º Baile dos Universitários!
Dia 18 de julho- pátio da Escola Fioravante Caliman
19h- Meninos do Samba
20h30- Comédia com Tonho dos Couros
22h- Bandéia
23h30- Woops
* Valor do ingresso: R$15,00 (individual) e mesa com 4 lugares e atendimento diferenciado a R$100,00.