* Por Leandro Fidelis
Um torneio de abertura domingo, a partir das 8h, inaugura em Venda Nova o Campo Municipal de Bocha. Com capacidade para cerca de 1.500 pessoas, o campo vai sediar somente as partidas semifinais e finais do campeonato. Em sua 18ª edição este ano, a competição conta com 16 equipes.
O Campo Municipal fica no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, onde ocupa uma área coberta de 476,55 metros quadrados com estrutura de banheiros e arquibancadas. As obras começaram em agosto do ano passado e custaram à Prefeitura R$ 262.084,63.
De acordo com Everaldo Avanci, representante da Secretaria de Esportes na comissão organizadora, a primeira e a segunda fases do campeonato ocorrerão nos campos das comunidades. A partir das quartas de finais, as partidas serão no Campo Municipal. No entanto, as equipes não vão poder usar o local para treinar.
Além de garantir a neutralidade nas finais do campeonato, a idéia é que o campo receba campeonatos estaduais e até nacionais, o que sempre foi um antigo anseio dos praticantes de bocha de Venda Nova.
A bocha é um esporte tradicional da colônia italiana de Venda Nova. Devido o crescimento do campeonato nos seus 17 anos, surgiu a necessidade de um espaço maior para comportar as torcidas nas finais.