* Por Leandro Fidelis
Em Pindobas, comunidade na zona rural de Venda Nova que tem uma igreja com 110 anos, o Corpus Christi também é uma festa tradicional. A comemoração começou há mais de 60 anos.
Os moradores contam que padre Emílio Bertoldero, antigo pároco, tentou levar a festa para Venda Nova. No entanto, a própria comunidade sugeriu a continuação em Pindobas por causa da tradição.
Os tapetes são feitos com cerca de 2 toneladas de granália, um material usado em textura de paredes, e contornam 120 metros no pátio da Igreja Católica. Os temas são alusivos à Campanha da Fraternidade 2008 Fraternidade e Defesa da Vida.
As novas gerações cresceram fazendo os tapetes de Corpus Christi. É o caso de Euzébio Bissoli, 34 anos, que desenha os tapetes e passadeiras há cerca de dez anos.
A programação em Pindobas conta ainda com missa às 10h presidida pelo frei Henrique Gera e cantada pelo coral Nossa Senhora da Penha, seguida de procissão. Às 13h, haverá torneio de bocha com premiação e, encerrando as festividades, às 17h30, show com Os Santannas. Pindobas fica no caminho para Castelo pela Rodovia Pedro Cola.
Programação Pindobas:
21 de maio- quarta-feira
07:00h Início da confecção dos tapetes
22 de maio- quinta-feira
10:00h Santa Missa presidida pelo Frei Henrique Gera, cantada pelo coral Nossa Senhora da Penha.. Em seguida, procissão.
13:00h Torneio de Bocha (Premiação para 1º e 2º lugares)
17:30h Show com OS SANTANNAS