Esporte

Trail Run do 10º Polenta Off Road entra no radar para campeonatos Nacional e Sul-Americano

A competição de Trail Run (corrida em trilha) do 10º Polenta Off Road, de 29 a 31 de maio, em Venda Nova do Imigrante (ES), dará um passo importante rumo ao cenário internacional do skyrunning (modalidade da corrida em montanha). A prova, no sábado (30), será vistoriada pela Federação responsável pela modalidade, com foco na homologação para o Campeonato Brasileiro e, possivelmente, para o Sul-Americano de 2027. A iniciativa coloca o evento capixaba como potencial sede de competições oficiais nos próximos anos.

As informações foram confirmadas por Rafael Aquino Leal, presidente da Federação Estadual Rio de Skyrunning, órgão governante do esporte no Brasil; e vice-presidente da Federação Internacional de Skyrunning. Segundo ele, o processo ainda depende de etapas formais, como a certificação dos percursos e o fechamento contratual das candidaturas. 

Um dos diferenciais desta edição será a adoção de regras oficiais do skyrunning, incluindo arbitragem e checagem obrigatória de equipamentos dos atletas. A regulamentação, ainda pouco consolidada no Brasil em provas de montanha, vem sendo estruturada pela federação há cerca de três anos. “Como o evento vai ser certificado, a gente vai ter neste ano arbitragem Venda Nova, ou seja, vai ter checagem de material, tudo dentro das regras do esporte”, destacou Leal.

A confiança na qualidade técnica do evento também se apoia na experiência da equipe responsável pelos percursos. O traçado das provas é desenvolvido por Ryan Rangel, organizador com histórico em competições nacionais e sul-americanas de skyrunning, incluindo eventos da Insanity Mountain. A expertise acumulada reforça a expectativa de que a prova atenda aos critérios exigidos para certificação e futuras candidaturas.

Ainda de acordo com Rafael Leal, o Polenta Off Road primeiro vai certificar esses percursos internacionalmente com a Federação Internacional. Então, o evento vai ser listado já como um evento internacional, e os atletas que participarem da corrida entram automaticamente num ranking global de performance, que é baseado nesse percurso de skyrunning, uma modalidade do montanhismo.

Juntamente com as competições de Enduro, Enduro de Regularidade,  Mountain Bike e Corrida Noturna (Polenta Night Run), além dos passeios de Big Trail e UTV, o Trail Run integra o 10º Polenta Off Road e a 5ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas. A realização é do Trail Clube Mata Atlântica (TCMA) e do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), com apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Sebrae/ES, Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Governo do Estado do Espírito Santo e Associação Festa da Polenta (Afepol), patrocínio de Sicoob, Auto Posto Esmig e Hotel Esmig, além da organização e supervisão do TCMA, Insanity Mountain, Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação Capixaba de Motociclismo (Fecam) e Federação Espírito Santense de Ciclismo (Fesc). As inscrições continuam abertas em www.polentaoffroad.com.br.

A programação do evento, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, reunirá atividades esportivas, culturais e turísticas, fortalecendo o potencial da região das Montanhas Capixabas como destino para esportes de aventura. Outros detalhes serão divulgados em breve.

Serviço:

10º Polenta Off Road e 5ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas

Quando: De 29 a 31 de maio, em Venda Nova do Imigrante (ES)

**As inscrições continuam abertas em www.polentaoffroad.com.br 

*Siga @polentaoffroad no Instagram para mais informações

Sobre o TCMA- Fundado em 02 de abril de 1993, o Trail Clube Mata Atlântica é referência nacional na realização de eventos de esportes de aventura há mais de 30 anos, com destaque para o Enduro Nacional da Polenta, um dos melhores do Campeonato Brasileiro, e na promoção de atividades de relevância pública, sociais, esportivas, culturais e ambientais. 

Sobre o MCC&VB- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma Instância de Governança sem fins lucrativos que colabora para o desenvolvimento sustentável do turismo nos dez municípios da região associados: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

A entidade é mantida pela iniciativa pública (prefeituras, governo do Estado, através das secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur/e órgãos do Sistema S) e privada, com a contribuição das mensalidades de associados e patrocínios. Foi constituída em 05 de maio de 2006, sob a forma de associação, e tem por objetivo a captação e geração de eventos de alcance regional, nacional e/ou internacional, o desenvolvimento do turismo nas suas diversas modalidades, a defesa e proteção do meio ambiente, do artesanato e do patrimônio cultural artístico, religioso, histórico e do turismo rural da Região Turística Montanhas Capixabas.

A missão do Convention está em consonância com o programa de Regionalização do Ministério do Turismo que visa descentralizar as ações e assim trabalhar os municípios com características similares de forma regionalizada, construindo um destino turístico com planejamento e organização. A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (diretor-presidente), Maurício Magnago (vice-presidente de Administração e Finanças), Leandro Carnielli (vice-presidente de Relações Institucionais), Paulo Gilles (vice-presidente de Sustentabilidade e Inovação), Alan Pizzol (vice-presidente de Rotas) e Andreia Rosa (diretora executiva).

Confira mais Notícias

Abertas as inscrições para o 10º Polenta Off Road em Venda Nova do Imigrante

Inscrições abertas para Corrida Rústica e Corrida Kids em Venda Nova do Imigrante

2ª rodada do Campeonato Municipal de Bocha 2026 será neste domingo (8) em Venda Nova

Reforço inspirado na cultura local chega ao Rio Branco de Venda Nova

Rio Branco de Venda Nova inova com show musical antes e depois da partida

Vendanovense Márcio Tonoli é destaque no Jiu-jítsu em 2025

Lavrinhas/Tapera é campeão do 28º Campeonato Municipal de Futebol Amador de Venda Nova

Final do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Venda Nova será neste domingo (7)