Trajes e penteados revisados no desfile da Rainha da Festa da Polenta

* Leandro Fidelis

Este ano a Festa da Polenta vai revisar trajes, penteados e maquiagens das candidatas à “Rainha da Festa da Polenta”. No ano em que se comemora 135 anos da imigração italiana no Espírito Santo, considerado berço dessa imigração no Brasil, a organização do concurso quer resgatar o que é tipicamente italiano.

Nos últimos anos, algumas produções vistas na passarela extrapolaram limites de época, com cores, adornos e brilhos inexistentes no século 18 no Norte da Itália. Naquele período, as moças do Veneto e outras regiões de origem dos imigrantes confeccionavam seus trajes de festa com tecidos e brocados comprados com os caixeiros viajantes que vinham do Oriente.

Nesta segunda-feira (29), a diretoria da Associação Festa da Polenta- Afepol, junto com a coordenadora do desfile, Luciana Viçosi Bellon, formou uma comissão de voluntários para iniciar uma nova pesquisa. No início do desfile típico, em 1991, a voluntária Haideé Feitosa foi quem estudou os costumes do passado para o resgate na passarela. A comissão voltará a se reunir na próxima segunda-feira para apresentar o material da pesquisa.

De acordo com Luciana, os trajes do acervo da associação, à disposição das candidatas, também serão avaliados. “Os elementos que não forem adequados serão readaptados”, destaca Luciana.

Na ficha técnica, a candidata deverá citar a fonte inspiradora do traje e do penteado escolhidos. Com a ficha, a candidata saberá exatamente o que estará apresentando para os jurados. “Esse conhecimento é fundamental, pois as eleitas poderão dar as explicações corretas quando questionadas sobre o assunto”, destaca a coordenadora.

As inscrições estarão abertas a partir de julho para moças de Venda Nova descendentes de italianos. Já são dez pré-inscritas, mas só nove serão selecionadas para o desfile, que abre a programação da Festa no próximo dia 9 de outubro. Após esta etapa, haverá uma reunião com as candidatas e suas mães ou responsáveis para esclarecer as mudanças já incluídas no regulamento do desfile.

Confira mais Notícias

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova

Viva Cultura: Venda Nova lança edital para fomento de iniciativas culturais

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV