Justiça

TRE-ES e TJES inauguram em Brejetuba o primeiro Ponto de Inclusão Digital do ES

Em uma ação voltada à promoção de um Poder Judiciário mais acessível e adaptado às necessidades da sociedade, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e o Tribunal de Justiça do Estado (TJES) estarão em Brejetuba nesta sexta-feira (19), às 10h, inaugurando o primeiro Ponto de Inclusão Digital (PIDs) do Estado. O serviço facilitará a ação judicial no município por meio do Balcão Virtual, permitindo a participação de juízes, advogados e população em audiências telepresenciais, presenciais ou híbridas.  

Os Pontos de Inclusão Digital (PIDs) estão em acordo com as diretrizes da Resolução nº 508/2023 e da Portaria 353/2023, ambas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como os objetivos delineados para a expansão desses serviços no território brasileiro. Um acordo de cooperação mútua entre TRE-ES e TJES, com participação da Defensoria Pública do Estado e do Ministério Público estadual (MPES), foi assinado no último dia 15 de março, e Brejetuba foi escolhida para receber o primeiro PID.

Os PIDs representam um avanço para o TRE-ES e TJES no cumprimento de suas metas institucionais e na contribuição para um Poder Judiciário mais acessível e adaptado às necessidades da sociedade. Os PIDs estarão voltados à realização de atos de cunho judicial, sem a realização de atividades administrativas. Os serviços disponibilizados incluirão o acesso ao balcão virtual dos cartórios eleitorais e da secretaria judiciária do TRE-ES e TJES, facilitando a realização de audiências e outras ações judiciais por partes e advogados.

O presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, destacou a importância da inauguração dos PIDs e detalhou: “Estamos utilizando alguns postos do Tribunal eleitoral, onde tem sede do Eleitoral e não tem sede do Tribunal de Justiça, e também o contrário, e com isso nós estamos diminuindo custos e melhorando o acesso da população à justiça.”

Onde houver sede da Justiça Estadual, esta poderá ser usada pela Justiça Eleitoral, e nas localidades em que existir postos da Justiça Eleitoral, estes também poderão ser utilizados pela Justiça Estadual. Além disso, a Defensoria Pública e o Ministério Público manterão um canal de comunicação eletrônico, em tempo real, com a sede das respectivas instituições, para tirar dúvidas e marcar posterior atendimento nos PIDs, quando necessário.

Os PIDs vão funcionar nos seguintes Municípios: Brejetuba, Governador Lindenberg, São Roque do Canaã, Irupi, Sooretama, Vila Pavão, Vila Valério, Apiacá, Jerônimo Monteiro, Marechal Floriano, Mucurici, Muqui, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Fundão, João Neiva, Ponto Belo e Divino de São Lourenço.

Prêmio CNJ de Qualidade 2024:

O CNJ incorporou a disseminação e efetivação dos PIDs como um dos critérios de avaliação no Prêmio CNJ de Qualidade 2024, enfatizando a importância de inovações tecnológicas na prestação de serviços judiciais. Este critério reflete a prioridade dada à expansão do acesso digitalizado à justiça como indicativo de um tribunal proativo e comprometido com a melhoria contínua.

Com informações do TRES.

Confira mais Notícias

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper

Governo do ES vai retomar a pavimentação da Rota dos Lagos em Venda Nova do Imigrante

Detran-ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Chuvas prejudicam o abastecimento de água em bairros de Venda Nova do Imigrante

Corpo de Bombeiros do ES comemora 112 anos de serviços à população capixaba