Foi um sucesso o primeiro treinamento de colheita/pós-colheita e noções básicas de degustação de café voltado para mulheres que a Pronova realizou na quinta (27) e sexta-feira (28) da última semana, em Vila Pontões, Afonso Cláudio. O objetivo foi treinar as participantes nesses temas, uma vez que elas estão totalmente envolvidas nesses processos nas propriedades.
Para as participantes, o treinamento foi extremamente proveitoso. “Na parte da pós-colheita, verificamos que há muita coisa possível de melhorar na próxima colheita. E também vimos que para fazer um café de qualidade, é preciso observar muitas ações no pós-colheita”, declarou a cooperada Josane Lima Bissoli.
Já Carlaine Fernandes Delpupo, esposa de um cooperado, achava que fazer café de qualidade era difícil, mas mudou sua visão com o que aprendeu no treinamento. “Nós vimos que pequenas mudanças de hábito podem fazer a diferença”, destacou.
Outra que gostou do que aprendeu foi Etelvina Aparecida Peisine Kiefer, também esposa de um cooperado. “Por mim, poderia dar continuidade ao treinamento amanhã mesmo. Eu adoro mexer o café, conversar com o café. Gosto de tudo que envolve o café”.
O treinamento foi ministrado pelo degustador de café e gerente de qualidade da Pronova, Edevaldo Correia Costalonga, e foi realizado em parceria com a Aliança Internacional das Mulheres do Café- IWCA Brasil.
Para a gerente de certificação da Pronova, Jackeline Uliana Donna, o treinamento foi muito importante e despertou nas participantes o interesse em aprender mais. “Elas não querem parar. Algumas disseram que têm vontade de acompanhar o trabalho dos degustadores da Pronova e dar continuidade ao aprendizado”, declarou Jackeline, que também integra a diretoria da IWCA Brasil.