Três cidades do Espírito Santo tiveram seus limites intermunicipais alterados. A lei, que foi assinada na quarta-feira (13), modifica as áreas do município. Na prática, alguns distritos que pertenciam a uma cidade passam a fazer parte de outra. As mudanças ocorreram em Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina e atingem cerca de dois mil moradores das comunidades.
O objetivo é facilitar o acesso da população a serviços básicos, como saúde e educação, além de legalizar situações administrativas. Muitas dessas áreas, antes da modificação, ficavam distantes das sedes dos municípios e os moradores buscavam, então, assistência nas cidades mais próximas.
De acordo com a nova lei, Aparecidinha e Valão de São Pedro (que, juntas, abrigam cerca de 500 moradores) passam a pertencer a Santa Teresa. Antes, parte delas estava em Santa Maria de Jetibá e o restante em Santa Leopoldina, que fica a 23 quilômetros de distância.
Já Serra do Gelo, que pertencia a Santa Teresa, foi transferida para Santa Maria de Jetibá, que está a sete quilômetros. Santa Leopoldina, que cedeu parte de Aparecidinha, recebeu em troca cerca de 35% da área da Estação Ecológica de Santa Lúcia, que pertencia a Santa Teresa.
"A alteração dessa área é uma questão de justiça social. Não está se tratando de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina, mas da tranquilidade e da raiz das famílias que moram nesses lugares. Nós sempre nos consideramos teresenses e temos nossos registros em Santa Teresa", revelou Gilson Mansur, que tem propriedade em Aparecidinha há 32 anos.