Três décadas de trabalho voluntário

O voluntariado é uma das características mais marcantes de Venda Nova do Imigrante e tem sua representação máxima com a Associação de Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo. E este sábado, dia 22, é especial para as 120 mulheres que fazem parte do grupo, pois a entidade completa 30 anos de atividades, nunca interrompidas.

A associação trabalha com a produção de artesanatos, que são vendidos como forma de arrecadar recursos para o hospital. A atual presidente da entidade, Mirtes Lorenção Feitoza, destaca o amadurecimento e a renovação do grupo durante essas três décadas. “Nosso trabalho cresceu e se solidificou. Trinta anos se passaram e continuamos aprendendo e ajudando o hospital”, afirma Mirtes, que faz parte do grupo desde o início.

A trajetória da associação foi feita por muitas mulheres, como Enedina Brioschi, também voluntária desde o início. Atualmente, ela trabalha na equipe do bordado, na sede da associação, e ainda leva trabalho para a sua residência.Enedina afirma que o trabalho voluntário faz bem para quem recebe e para quem pratica, funcionando como uma higiene mental.

“Quando você ajuda o próximo fica feliz com você mesmo. Eu acho que isso está no sangue dos voluntários de Venda Nova. Os antigos começaram, e a gente dá continuidade.”

Comemoração

Para comemorar a data, a diretoria está preparando ações, que estão sendo desenvolvidas ao longo deste ano. A grande festa será no dia 13 de setembro, com um almoço em que serão homenageadas pessoas ligadas à associação. “Queremos resgatar a história das Voluntárias, mostrando nossa consideração àqueles que fizeram e fazem parte da nossa trajetória”, explica Mirtes.

Em junho, a associação lançou sua nova logomarca, criada pela designer gráfico Lucilene Dalfior. A inspiração para a peça veio da solidariedade das participantes do grupo. Ainda dentro dos festejos dos 30 anos, está a confecção da nova camisa para as participantes do grupo e uma lembrança que será dada a cada uma delas.

Campanha

Como forma de conseguir novas participantes e trazer de volta outras que já estiveram no grupo, a associação lançou uma campanha. Com uma carta, que conta um pouco da história da associação, as atuais voluntárias fizeram o convite a diversas mulheres, como ex-voluntárias, donas de casa, aposentadas, entre outras.

Foi com a carta, enviada por Mirtes, que a dona de casa Cilésia Lorenzoni Perim voltou ao grupo. Ela havia deixado a associação há cinco anos e agora só vê vantagens no trabalho voluntário. “É muito bom. Eu venho, converso com outras voluntárias, me divirto, e tudo me faz muito bem. Isso aqui é como uma terapia”, declara Cilésia.

Quem quiser fazer parte do grupo pode procurar a associação, que está aberta a todas que têm interesse em participar. “Não temos nenhuma restrição de idade, religião ou o que quer que seja. Aquelas que vêm devem ter o espírito do trabalho voluntário”, completa Mirtes.

Apoio

A associação também recebe um grande apoio dos comerciantes de Venda Nova. Cerca de dez proprietários de lojas de roupas e confecções doam mercadorias, que são vendidas no bazar da sede. É o caso da lojista de tecidos Jurucéia Cesconetto Colodetti, que fica feliz ao ver as doações transformadas em belíssimos artesanatos.

“Sempre foi uma preocupação minha apoiar. Venda Nova é o berço do voluntariado, e a pequena empresa tem que dar sua contribuição ao Terceiro Setor. Confio muito no trabalho dessas mulheres”, diz a comerciante. Outro que apoia é o comerciante Dante Rogério de Lima Souza, que ajuda a associação há dois anos.

“Eu fiz essa parceria porque a gente quer o dinheiro revertido em obras sociais em Venda Nova. Como estou na cidade há muitos anos e sei que o trabalho da associação é sério, faço essas doações.”

História das Voluntárias no programa “Conexão”

Os 30 anos da Associação de Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo são o tema do programa Conexão deste sábado (22). Para falar um pouco da história e das conquistas dessas três décadas, foram convidadas as voluntárias Mirtes Lorenção Feitoza e Marlene Piazzarollo Zandonadi, que fazem parte da associação desde o início. O “Conexão” vai ao às 11h15, após o programa “Viajando na Música”.

Homenagem

Na próxima terça-feira (25), a Câmara de Vereadores de Venda Nova vai prestar uma homenagem à associação, pelos 30 anos de trabalho. A sessão tem início às 19h e está aberta a todos que quiserem participar.

Colaboração

Quem quiser conhecer o trabalho, fazer parte do grupo ou colaborar com a associação pode entrar em contato pelo telefone (28) 3546-1470. As voluntárias se reúnem na sede da associação às terças e quintas-feiras à tarde. O bazar, com os produtos, fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O endereço é Rua Buganville, 50, Residencial do Bosque, Vila Betânea, Venda Nova do Imigrante. mais informações no site www.voluntarias.org.br.

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão