FMZ A Rádio
da Família

Três meses sem assassinatos em AC

Por Leandro Fidelis

Enquanto Conceição do Castelo continua enlutada pela morte recente de um jovem de 21 anos, Afonso Cláudio passou os três primeiros meses do ano sem assassinatos. É o que diz o delegado João Marcos Genn com base nos últimos inquéritos. Este é o período máximo que o município não viu sangue e violência.

O último homicídio foi em dezembro passado. O delegado garante que, no Espírito Santo, Afonso Cláudio foi o que mais reduziu o índice de crimes. No primeiro semestre de 2006, foram registradas quatro mortes e o ano fechou com um saldo de oito.

Genn avalia que a autoridade policial mais presente nos principais locais de crimes (bares, bailões e bairros periféricos) está intimidando a ação de criminosos, embora considere reduzida a equipe de cinco policiais. “O Poder Judiciário também tem sido fundamental nesta estatística positiva”.

Enquanto alguns policiais civis estão em campo, parte do efetivo cuida dos 82 presos atualmente na Cadeia Pública. Para o delegado, isto tem prejudicado uma melhor atuação em Afonso Cláudio.

Nacional

Nesta terça, os principais jornais do país divulgaram que a população carcerária brasileira aumentou 67,65% no primeiro mandato do presidente Lula, de acordo com o Sistema de Informações Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional, o Depen.

Em 2002, último ano do governo Fernando Henrique Cardoso, o sistema carcerário abrigava 239.345 pessoas, entre homens e mulheres. Em dezembro de 2006, o número era de 401.236. Segundo o diretor do Depen, isso ocorre porque entram mais pessoas do que saem nas prisões.

Por aqui, a construção de um presídio regional já foi assunto em diversas ocasiões e depende de um posicionamento do Estado. O delegado de Afonso Cláudio é um a favor do projeto, também na pauta do recém-criado Conselho Municipal de Segurança de Venda Nova.

* Publicada em 29/03/2007

Confira mais Notícias

Polícia

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

Segurança

Polícia prende suspeitos de furtar fios de cobre em Venda Nova e Conceição do Castelo

Segurança

Janeiro de 2024 registra menor número de assassinatos em 28 anos no Espírito Santo

Polícia

Caminhões colidem, e motorista fica preso às ferragens da BR 262 em Conceição do Castelo

Polícia

Casal morre em acidente na BR 262 em Domingos Martins

Polícia

PM apreende grande quantidade de drogas em Alto Guandu, Afonso Cláudio

Homem acusado de homicídio e tentativa de estupro é detido pela PM em Domingos Martins

Polícia

Família é rendida e tem caminhonete roubada em Venda Nova