Geral

Três trechos comprometidos em um único dia na BR-262

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

A rodovia BR-262, que corta a Região Serrana do Estado, teve três trechos comprometidos nesta terça-feira (10) por conta das chuvas. Pela manhã, houve interdição parcial da pista no km 37, no sentido Belo Horizonte x Vitória, em Domingos Martins, devido à queda de barreira.

 

Já por volta do meio-dia, houve interdição total da pista por conta de um barranco que cedeu na altura do km 91, no distrito de Pedra Azul. A pista foi liberada ainda no início da tarde com a retirada da terra, mas as árvores caídas continuam no acostamento. As informações são da Polícia Rodoviária Federal- PRF.

 

O caso mais grave é no distrito de Pequiá, em Iúna, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais. Uma barreira deslizou sobre a pista no km 195 recentemente e uma pedra grande ameaça rolar.

 

Segundo uma fonte da PRF, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- Dnit não descarta a possibilidade de dinamitar a pedra para evitar uma tragédia.

Defesa Civil divulga novo relatório de danos provocados pelas chuvas

 

Chuvas fortes atingem o Espírito Santo desde o início da manhã desta terça-feira (10), com trovoadas e rajadas de vento em algumas áreas – nas últimas 48 horas, choveram 82,6 mm. Por esta razão, a Defesa Civil Estadual alerta para a possibilidade de deslizamentos em zonas de risco situadas em Cariacica, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Serra, Viana e Vitória.

 

Em parceria com as Coordenadorias Municipais, a Defesa Civil Estadual continua monitorando os danos causados pelas chuvas. Até o momento, 29 municípios foram prejudicados. São eles: Água Doce do Norte, Águia Branca, Apiacá, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Ibatiba, Itaguaçú, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marechal Floriano, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Santa Maria de Jetibá, Viana, Vila Velha e Vitória.

 

Decretaram Situação de Emergência os municípios de Cariacica, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Ibatiba, Itarana, Laranja da Terra, Pancas e Rio Bananal.

 

A Defesa Civil Estadual divulgou também o número atualizado de danos e prejuízos:

 

– Pessoas desabrigadas: 623;

– Pessoas desalojadas: 7.170;

– Pessoas feridas: 101;

– Edificações danificadas ou destruídas: 7.512.

 

Os municípios estão sendo vistoriados e monitorados para a identificação das áreas de risco e de cidadãos que necessitem de suporte. Em virtude dos alertas recebidos, o Plano Estadual de Contingência para Desastres continua ativo e seus integrantes e pontos focais estão de sobreaviso para qualquer eventualidade.

 

No site da Defesa Civil Estadual (www.defesacivil.es.gov.br) o cidadão consegue acessar todos os contatos das Defesas Civis Municipais e as orientações de como proceder em caso de chuva. O telefone da Defesa Civil Estadual é o (27) 3137- 4441 ou 3137-4440. A solicitação para atendimento também pode ser feita diretamente no plantão do Ciodes, pelo telefone de emergência 193.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho