* Redação FMZ
Em comemoração aos 30 anos de atuação em Venda Nova do Imigrante, a Associazione Trevisani nel Mondo- ATNM local promove, nesta sexta-feira (09), às 19h, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, a 2ª edição da missa celebrada em língua italiana. A diretoria da entidade pede aos moradores descendentes de italianos da Província de Treviso, no Vêneto, que levem uma foto dos seu antecedentes para o ofertório.
A missa é aberta aos descendentes de trevisanos e moradores em geral e será celebrada pelo padre Ivo Gomes, conhecedor do idioma italiano.O Coral Santa Cecília apresentará um repertório em italiano e dialeto vêneto na ocasião.
“O objetivo é resgatar os valores familiares. Recebemos muitos elogios no ano passado. Quem não sabia italiano, adquiriu gosto, tentando ler e bastante atentos no modo de pronunciar as palavras” destaca Higino Falchetto, presidente da Associazione Trevisani nel Mondo- ATNM em Venda Nova. Após a missa haverá confraternização e pede-se que as pessoas levem "comes e bebes".
A ATNM de Venda Nova foi criada em 12 de maio de 1984 pelos descendentes de origem trevisana da cidade, incentivados por Dom Noé Tamai. Nos últimos cinco anos, a associação passou por uma reestruturação para se adequar ao novo Código Civil e passou se fazer mais presente na comunidade.
Segundo Higino, a retomada das atividades foi com o projeto “Agricoltura Veneto”, em 2007, que no ano seguinte levou dez jovens descendentes para conhecer essa região italiana em um intercâmbio em agroturismo. Entre elas, estava Ivana Casagrande Scabelo, última presidente da entidade e idealizadora da Missa em Italiano, que morreu em dezembro passado.