Política

TSE determina realização de novas eleições em Castelo

 

Os eleitores de Castelo, no Espírito Santo, voltarão às urnas para escolher novos prefeito e vice-prefeito. Nesta quinta-feira (8), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, manteve decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) que cassou a expedição dos diplomas do prefeito Luiz Carlos Piassi e de seu vice Pedro Nunes de Almeida, e determinou a imediata convocação de novas eleições. A decisão do TSE deve ser cumprida assim que o acórdão do julgamento for publicado.

 

Luiz Carlos Piassi foi condenado por improbidade administrativa em Ação Civil Pública que transitou em julgado em 2013, com a determinação da suspensão de seus direitos políticos por oito anos. Mesmo assim, em 2016, ele disputou as eleições municipais respaldado por uma liminar, que foi derrubada um dia após o resultado do pleito, ou seja, antes de sua diplomação.

 

Acompanhando o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, o Colegiado concluiu que o TRE enfrentou todas as alegações dos recorrentes, sem qualquer omissão ou violação aos seus direitos. Segundo o relator, a decisão que cassou a expedição dos diplomas está plenamente fundamentada, uma vez que na data da diplomação, o prefeito eleito estava com seus direitos políticos suspensos.

 

Ao negar provimento ao recurso, Luís Roberto Barroso também frustrou a pretensão do vice-prefeito de permanecer no cargo, concluindo que a cassação da chapa majoritária implica na renovação do pleito municipal, mediante a convocação imediata de novas eleições.

 

Fonte: TSE

 

Fotos: TSE e Prefeitura de Castelo

 

Confira mais Notícias

Fim da 6×1: saiba quando entra em vigor nova jornada de trabalho

Renovação da Câmara federal chegou a 35%; Partido Liberal (PL) elege a maior bancada

Resultados do 1º turno das Eleições 2026 estão disponíveis em página do TSE

Pazolini é o candidato a governador mais votado em Venda Nova do Imigrante

Flávio Bolsonaro chega a 72,23% dos votos em Venda Nova do Imigrante

Lucas Polese (PL) é o deputado federal mais votado na história do Espírito Santo

Casagrande e Evair de Melo são eleitos senadores pelo Espírito Santo

Operação Eleições 2026 mobiliza mais de 9 mil agentes de segurança no Espírito Santo

plugins premium WordPress