Tuberculose: tratamento é fácil, mas doença ainda causa muitas mortes

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

Interromper o tratamento de uma doença antes do prazo pode ser perigoso. No caso da tuberculose, o risco desse tipo de atitude é grande. Ela é uma doença de tratamento fácil e gratuito, mas demorado. Quem para de tomar a medicação antes do tempo pode acabar fortalecendo o agente causador da tuberculose, o que dificulta a cura.

 

A doença é infecciosa e pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio de pequenas partículas liberadas no ar ao tossir, falar ou espirrar, por exemplo. O principal alvo da tuberculose é o sistema respiratório, mas ela pode afetar qualquer órgão do corpo humano. No passado, muitas pessoas morreram de tuberculose. Hoje, mesmo tendo cura, ela ainda causa muitas mortes.

 

Dados do Ministério da Saúde revelam que 4,6 mil pessoas morrem por causa da doença todos os anos. São 70 mil casos novos anualmente no país, que ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, existem seis casos de tuberculose em Venda Nova do Imigrante. Todos em tratamento.

 

A médica Renata Carla Zanini, médica da família em Venda Nova, revela um dos motivos para o alto número de mortes. “O grande problema da tuberculose é que os pacientes, em geral, veem melhora com 15 a 30 dias de tratamento e acabam parando de tomar o medicamento. Isso pode deixar a bactéria mais resistente”, explica a médica.

 

Para se livrar da doença, é preciso tomar antibióticos por cerca de seis meses. “Toda a medicação é fornecida pelo SUS. O paciente vai à unidade de saúde mensalmente, pega os remédios que duram um mês e já marca o retorno ao médico para continuar se tratando”, detalha Renata. A médica também esclarece que a quantidade de mortes também está relacionada ao aumento no número de casos de Aids, que compromete o sistema de defesa das pessoas.

 

Ainda de acordo com Renata, o paciente deixa de transmitir a doença pouco depois de dar início ao tratamento. “Assim que começa a tomar os antibióticos, a quantidade de bactéria no organismo da pessoa diminui. Com 15 dias de iniciada a medicação, ele já não elimina mais o agente transmissor da doença”, explica.

 

Sintomas e prevenção

Os sintomas da tuberculose são fáceis de serem identificados. Os mais comuns são a tosse, que pode ser seca ou com catarro, por mais de três semanas; febre, principalmente nos fins de tarde; perda de peso; suor noturno; e perda de apetite. Ao perceber esses sinais, é preciso procurar uma unidade de saúde.

Para ajuda a prevenir a doença em pessoas que têm mais chance de contrair tuberculose, como idosos e crianças, é importante tomar a vacina BCG, que faz parte do calendário do  Ministério da Saúde.

Confira mais Notícias

Unidade de Saúde da Vila da Mata terá novo horário de funcionamento até o fim do ano

Multivacinação para menores de 15 anos em Venda Nova a partir de segunda-feira (4)

‘Novembro azul’: a importância do homem estar presente na Atenção Primária à Saúde

ES amplia mamografia de rastreamento a todas mulheres a partir dos 40 anos

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza captação de órgãos

Saúde

Venda Nova implanta aplicativo para facilitar agendamentos de consultas médicas

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas

Saúde

Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano