Sem categoria

Turismo das montanhas capixabas seguirá os passos de Gramado

Foi dado o pontapé inicial para o turismo da região de montanhas do Estado deslanchar. A afirmação é de centenas de empreendedores turísticos e políticos das montanhas capixabas, que participaram de uma palestra ministrada pelo ex-prefeito de Gramado, município da região serrana do Rio Grande do Sul, Pedro Bertolucci, na manhã dessa terça-feira (19), em Domingos Martins.

Ele ministrou uma palestra com o tema: “Uma grande oportunidade para o futuro de sua cidade”. Bertolucci, que foi prefeito de Gramado por quatro mandatos, apresentou como o município gaúcho se desenvolveu turisticamente nos últimos 30 anos.

** Após proferir a palestra em Campinho, Sede do município, Bertolucci foi até Pedra Azul, acompanhado de autoridades políticas locais, onde conheceu alguns dos empreendimentos turísticos da região e se reuniu com empresários, no Aroso Paço Hotel, onde foram apresentadas as potencialidades e atrativos dos municípios das montanhas.

“A região está preparada para o desenvolvimento e há vários empreendimentos com potencial para receberem bem os turistas. A parceria entre o poder público e o privado é fundamental para o desenvolvimento turístico. Os empresários precisam fazer acontecer, mas o caminho é a união com as prefeituras”, afirmou.

*** Seguindo exemplos que deram certo em Gramado, o secretário de Turismo de Domingos Martins, Wellington Bleidorn, informou que a intenção é promover eventos o ano inteiro no município. “Esse ano já teremos novos eventos em nosso calendário, como o Pokanfest, entre os dias 26 a 28 de abril, e vamos reformular nossa programação de Natal”, afirmou o secretário. Segundo Bleidorn, a intenção da prefeitura é de que o empresariado local se envolva mais e contribua com a realização dos eventos, como acontece em Gramado.

Convention visita municípios da região

Prosseguindo com as ações em prol do turismo, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB) iniciou uma série de visitas nos municípios da região: Domingos Martins, Marechal Floriano, Vargem Alta, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Venda Nova do Imigrante, Conceição de Castelo, Castelo e Brejetuba. Em fevereiro, a comitiva contou com a equipe do Convention, com seu presidente, Leandro Carnielli, a secretária executiva Andréia Rosa, e a assistente administrativa, Gecinete Pimentel; com o analista técnico do Sebrae, Rodrigo Belcavello Barbosa, e assessor especial da Secretaria de Estado do Turismo, Marco Grillo.

** O objetivo das visitas é conscientizar sobre a importância do trabalho em conjunto, em prol do desenvolvimento turístico da região. Marco Grillo, representando a Setur, salientou a importância dessa ação e que a mesma valida o trabalho realizado pela Instância de Governança desde a sua criação em 2006, norteado pelo Projeto de Regionalização do Governo Federal. O objetivo desta regionalização é descentralizar as ações de Turismo. Assim, o Governo Estadual, através da Setur, criou as dez regiões turísticas e suas respectivas Instâncias.

Ações continuam nos municípios

O presidente executivo do Convention, Leandro Carnielli, enfatizou sua luta de 20 anos na implantação e desenvolvimento do agroturismo, e que hoje é uma importante fonte de renda para a agricultura familiar de Venda Nova e demais municípios das montanhas capixabas, servindo até de referência de benchmarking para todo o Brasil. Leandro destacou ainda que aceitou o desafio de estar a frente do MCC&VB, por acreditar na potencialidade turística da região, e que esse trabalho em conjunto é o caminho de alcançar o resultado almejado. “Esse trabalho se potencializa ainda mais quando podemos contar com grandes parceiros como a Setur e o Sebrae”, concluiu Leandro. As visitas estão sendo retomadas nos demais municípios.

Curtas

* Neste mês de março, o Restaurante Espaço Vellozia completa oito anos. Para comemorar a data, o casal Elizandra Modolo e Gildásio Dalla Bernadina trouxe para o cardápio os ingredientes e pratos que fizeram parte da história do restaurante. Vale a pena conferir!

** Leônia Machado Abílio e Lia Soave inauguram, na próxima segunda-feira (25) a loja “Maria Vaidosa”, na rua da Curbani, no centro de Venda Nova. Mais um point da moda feminina de bom gosto na cidade!

*** As lojas Santos e Emporium Delles e Dellas e O Boticário fazem parceria para a realização de um evento de moda em abril, no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova. A conferir!

* No próximo dia 6 de abril (sábado), o Circolo Trentino de Venda Nova realiza a primeira reunião de trabalho do ano. Será às 15h, na sede da Afepol.

*O casal Francisco Caliman e Suzamara Soares inaugurou, no último dia 12, em Vitória, a Jacarandá Home Design.

*** A nutricionista Luciana Piazzarollo Zandonadi embarca em uma nova área: está cursando pós-graduação em gastronomia, num curso voltado especialmente para os profissionais da nutrição. Sucesso!

* Nos dias 20, 21, 22 e 27, 28 e 29 de setembro está marcado o Pedra Azul Gourmet 2013, numa realização da Associação Turística de Pedra Azul-ATPA. De maio a julho, a Região Serrana recebe novamente o Sabor das Montanhas. Em sua segunda edição, o festival tem apoio do Sebrae/ES. Em breve teremos mais detalhes.

** Venda Nova vai passar a celebrar missas em italiano, numa iniciativa da Associazione Trevisani nel Mondo junto à Paróquia São Pedro Apóstolo. Aguardem!

*** E um ótimo fim de semana para Eugênia Recla Dettogni!

Confira mais Notícias

Venda Nova adota o emissor nacional da nota fiscal de serviços

Lucas Polese (PL) é o deputado federal mais votado na história do Espírito Santo

Jovem de Venda Nova conquista medalha de prata no lançamento do martelo em Brasília

Prefeitura de Anchieta abre concurso com 64 vagas para profissionais da Educação

PRF alerta motoristas para reforçarem a atenção nas rodovias federais durante as férias de julho

Senar-ES abre inscrições para a banca avaliadora do Programa Agrinho 2026

RuralturES 2026 estreia experiência que une cicloturismo e agroturismo

Mais de 1000 vagas! Inscrições para concurso da Polícia Militar do ES acabam nesta quarta (8)

plugins premium WordPress