Cidades

Turismo de Venda Nova perdeu 70% do faturamento devido à pandemia

 

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, por  meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, realizou em maio deste ano uma pesquisa online para avaliar os impactos da Covid-19 no Setor de Turismo do Município. O levantamento foi composto por 18 tópicos e contou com a participação de 53 empreendimentos, em sua maioria ligados ao agroturismo (35,8%), hospedagem (18,9%) e restaurantes (9,4%). Uma grande parcela, 39,6%, sinalizou ter mais de 20 anos de mercado.

 

O setor de Turismo foi um dos mais impactados pela Covid-19 em todo o mundo e em Venda Nova do Imigrante não foi diferente. Com as orientações de isolamento social, o fluxo turístico caiu drasticamente. 35,8% dos empreendimentos informaram que antes da pandemia seus clientes eram até 75% composto por visitantes, ou seja, pessoas de fora do município. O número médio de atendimentos mensais era de 0 a 300 pessoas (49,1%). Já no momento da pesquisa, a maioria (49,1%) respondeu que ainda não havia recebido visitantes.

 

A falta de turistas influenciou a produção – 56,6% dos empreendimentos sinalizaram mais de 75% de queda na produção ou oferta de serviços –  e, consequentemente, o faturamento dos empreendedores. 37,7% dos estabelecimentos relataram queda de até 70% no faturamento. Outros 17% apontaram queda de até 100% e houve 17% que entraram em quarentena. Esse cenário piora quando os participantes avaliam a receita anual – 37,7% dos estabelecimentos preveem queda em mais de 75%.

 

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor, 33 empreendimentos (62,3%) responderam que não houve ou não haverá demissões em sua empresa. Uma grande parcela (47,2%) ainda acredita que somente em 2021 haverá recuperação de seu negócio. Entre as medidas de mitigação adotadas durante a pandemia, 60,4% sinalizou o adiamento de investimentos e novos projetos.

 

A Secretaria Municipal de Turismo de Venda Nova ainda prevê uma nova edição da pesquisa nos próximos meses para acompanhar como o setor está reagindo durante e após a pandemia.

 

 

Novas alternativas de trabalho

Outro dado que chama a atenção na pesquisa foram as novas alternativas encontradas pelos empreendimentos para manterem uma certa produtividade durante a pandemia: 28,3% respondeu estar trabalhando com tele entrega e 22,6% com serviços online.

 

De acordo com a secretária Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Carla Caliman, apesar das dificuldades, os empreendimentos estão se reinventando nesse momento de pandemia, buscando outras formas para manter contato com seus clientes, através de redes sociais por exemplo, e também alternativas como delivery e correios para venda de produtos.

 

Além da pesquisa, a Secretaria Municipal de Turismo realizou também um trabalho de orientação aos empreendimentos turísticos com o objetivo de reforçar as medidas de prevenção e os protocolos sanitários de saúde. “Durante essas visitas nós percebemos muita responsabilidade e empenho dos empreendedores de seguirem os protocolos sanitários vigentes. Nosso objetivo é que o setor retome as atividades de forma consciente, com maior segurança para os empreendedores, visitantes e, principalmente, para a nossa população”, pontua a secretária.

 

Confira abaixo a pesquisa completa:

 

0

Com informações da Prefeitura de Venda Nova.

Confira mais Notícias

Por unanimidade, STF iguala tempo de licença-maternidade e adotante

Instituto Jutta Batista realiza bazar com mais de 6 mil peças a partir de R$ 2 em Venda Nova

Lista reúne mais de 250 vagas de emprego em Venda Nova e região

Vila Pontões fortalece identidade turística com entrega do Circuito dos Cafés Especiais

Curso gratuito de bordado será realizado no Distrito Turístico de Pindobas em Venda Nova

Prefeitura abre cadastro para doação de até 400 mudas nativas por propriedade em Venda Nova

Mais de 250 vagas de empregos disponíveis em Venda Nova e região

Vargem Alta abre processo seletivo para contratação de profissionais em diversas áreas

plugins premium WordPress