A realização da 13ª edição do Salão Técnico reúne experts da culinária, da gastronomia e gourmands, termo utilizado para definir os interessados no setor gastronômico, profissionais ou não, apaixonados pela gastronomia, críticos e curiosos – ligados ao segmento de bares, restaurantes, hotéis e similares.
Desde o ano de 2012, a feira já vem adotando o conceito de Salão Técnico e de Negócios em Gastronomia. A mudança traz à tona a importância da Sabores como contribuinte do setor técnico específico da área, além de abrir espaço para exposição das principais tendências, produtos e os equipamentos mais modernos e os serviços mais sofisticados.
Outra interessante novidade para essa edição é a palestra “Tiradentes: Referência do Turismo Gastronômico” que será nesta quarta-feira (27), às 19 horas. O palestrante será Alexandre Minardi, coordenador do Festival Gastronômico de Tiradentes, e tem o oferecimento da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) com base de case de sucesso desse segmento turístico no país.
O secretário estadual Alexandre Passos fez questão de ressaltar a importância da gastronomia para o turismo, que mundialmente é um importante atrativo para os visitantes. Ele lembrou que segundo as pesquisas realizadas pela Setur, junto com os atrativos naturais, a culinária/restaurantes sempre entra com um dos aspectos mais valorizados nos lugares por onde os turistas viajam.
“A gastronomia é um segmento fundamental e um grande atrativo turístico. É preciso reconhecer a importância das micro e pequenas empresas do setor de bares, restaurantes e outros estabelecimentos que comercializam alimentos para a geração de emprego e renda no Espírito Santo. Por isso, o Governo do Estado precisa garantir que os segmentos se desenvolvam”, concluiu o secretário.
A Sabores 2013, além de ser um ambiente adequado onde profissionais e interessados se encontram para conhecer as novidades do setor, é também uma excelente oportunidade para a prospecção de novos negócios.