Turistas poderão visitar Gruta do Limoeiro no Corpus Christi

Além de conhecer os tapetes, os turistas que visitarem Castelo na Festa de Corpus Christi poderão conhecer parte do circuito turístico da cidade. Isto porque a Secretaria de Turismo e Cultura elaborou, em parceria com uma agência de viagens local, visitação ao Santuário da Imaculada Esposa do Espírito Santo e à Gruta do Limoeiro, situada a 15 km do centro de Castelo.

Haverá vários horários de saída de vans com destino à gruta, que possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível.

Toda a visita à Gruta do Limoeiro é acompanhada por condutores turísticos, todos moradores da comunidade, que zelam pelo local e cobram uma pequena taxa pela visitação. Entre os condutores está Maria Destéfani Brunelli, moradora do local há 29 anos.

Ela é lavradora, mas diz que sempre sonhou ter um trabalho como este. “ Hoje tenho problemas de coluna e já não posso mais trabalhar na roça. É muito bom perceber que dá para viver bem sem destruir a natureza. A Gruta agora fica limpa e bem cuidada o ano todo”.

Ela diz que a comunidade se entristecia muito quando via a gruta pichada por visitantes que faziam questão de escrever suas mensagens nas rochas. Conta que tudo mudou depois dos cursos de Turismo Rural, Hospedagem Alternativa no Sistema Cama e Café, Higienização na Manipulação de Alimentos.

“Tudo isto, junto com as orientações da Secretaria de Turismo e Cultura nos mostraram a importância de preservar a Gruta do Limoeiro. Posso entrar lá cinco vezes no mesmo dia, com grupos variados, e a cada vez percebo uma beleza diferente”, diz Maria Brunelli.

Lúcia Ambrosim, secretária de Turismo e Cultura, diz que a Prefeitura promoveu vários cursos em parceria com Sebrae, para que a comunidade percebesse a riqueza que tinha nas mãos. “Eles aprenderam a receber o turista, mostramos a importância da preservação do local para os moradores e eles abraçaram a ideia e hoje cuidam da gruta, mantendo tudo limpo e protegido”.

Os turistas também poderão adquirir produtos artesanais e da agroindústria da comunidade local.

Saiba mais

A Gruta do Limoeiro é Patrimônio histórico estadual, tombado através de Resolução n° 1/84 do Conselho Estadual de Cultura, publicado no Diário Oficial em 18/01/84. Inscrito no Livro de Tombo Paisagístico Cientifico em 08/03/84, páginas 1 V e 2, sob o n° 2.

A gruta localiza-se a 15 quilômetros da sede do município, no distrito de Limoeiro, com acesso pela Rodovia ES 116, que liga Castelo à cidade de Venda Nova.

A origem da gruta está associada aos planos de estratificação do mármore. Externamente apresenta um paredão com mais de seis metros de altura, onde está localizada a Pedra do Sino, cujo formato e som metálico que emite justificam o seu nome.

A entrada é marcada por um vão de um metro e oitenta de altura e cerca de um metro de largura e o piso está coberto por uma camada areno-argilosa de espessura variada, de coloração vermelho-acastanhada.

Em seu interior possui inúmeras formações originadas pela solidificação da água ao longo de milhares de anos. As mais comuns são: cortinas, estalactites, travertinos e helictites.

Gruta do Limoeiro e a pré-história

Estudos realizados comprovam vestígios da presença humana no local desde 5.000 anos atrás, até o período ceramista, o que a torna a mais importante área de estudos sobre a pré-história do Espírito Santo.

Habitação dos índios Puri-Coroados, a gruta já foi palco de intensas batalhas entre os habitantes nativos da região e o colonizador branco em busca de riquezas.

O mais sangrento deles ocorreu no ano de 1771 e foi favorável aos índios, que impuseram aos invasores uma humilhante derrota, obrigando-os a fugir da região.

A religiosidade também é forte no local. No dia 11 de fevereiro é realizada a festa com missa à entrada da gruta, onde existe um pequeno altar com a imagem de nossa senhora das Graças.

Confira mais Notícias

Território do Socol ganha placas de sinalização turística em Venda Nova

Descubra o verão das Montanhas Capixabas: aventuras, sabores e conexão com a natureza

Parques estaduais estarão abertos nos feriados de novembro

Turismo

Descubra o Circuito Turístico Caminho Pomerano em Santa Maria de Jetibá

Concurso de fotografia convida moradores a mostrar a beleza das Montanhas Capixabas

Napolitana

Pizzaria Vallino de Pedra Azul está entre as 50 melhores da América Latina

Atrativos para toda a família nas montanhas capixabas durante as férias

Escaladas ao topo do Forno Grande devem ser marcadas no portal Agenda ES