Lançada no ano passado, a idéia de criar a TV Câmara em Venda Nova volta revigorada. O Projeto de Lei nº 27 foi lido na sessão da última terça-feira, dia 19 de maio. A TV Câmara permite a utilização do canal da TV Senado ou da TV Assembleia, de acordo com o convênio a ser firmado.
O projeto é de autoria da Mesa Diretora e vem assinado pelo presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, pelo vice-presidente, Alberto Falqueto- PDT, e pelos 1º e 2º secretários, Fernando Altoé- PSDB e Valdir Dias- PMDB.
Enquanto o projeto tramita nas comissões de Legislação e de Orçamento, alguns passos estão sendo dados para dar continuidade ao processo de implantação. O presidente e o vice da Casa já agendaram reunião com o senador Heráclito Fortes, responsável pela TV Senado, na próxima semana em Brasília. O funcionamento da TV Câmara também depende de liberação do Ministério das Comunicações.
Na última segunda-feira, os vereadores receberam Vanildo Kruger, um dos técnicos responsáveis pela implantação e manutenção da TV Câmara de Santa Maria de Jetibá. Ele fez uma explanação de alguns passos para implantação técnica e apresentou trechos dos programas gravados e transmitidos naquele município.
De acordo com Marco Grillo, a prioridade será a transmissão ao vivo das sessões para os munícipes. Na sequência, a intenção é criar programas de transmissão de filmagens antigas, que mostrem um pouco das histórias de Venda Nova. O principal objetivo é dar mais transparência aos trabalhos da Câmara e abrir espaço para a cultura e a história do Município.
Antes de optar pelo modelo implantado em Santa Maria de Jetibá, o presidente da Câmara e alguns vereadores conheceram os de outras câmaras capixabas.
* Site Câmara