O resultado dos aprovados na primeira fase do VestUfes 2010 será divulgado amanhã. A Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) vai anunciar, ao meio-dia, a lista dos candidatos que estão disputando a segunda etapa do processo seletivo. O resultado foi baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enviadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A relação completa com os aprovados na primeira fase poderá ser conferida no site www.ccv.ufes.br. A instituição recebeu as notas do Enem na madrugada do último dia 30, e o processo de correção das provas da segunda etapa está em fase de finalização. Já o resultado final do vestibular será anunciado até o dia 21 de fevereiro.
Entre os dias 22 e 26, será realizada a matrícula dos calouros. Para isso, os estudantes deverão procurar a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O semestre letivo será iniciado em 1º de março, para os veteranos, e em 17 de março para os calouros. Participam do vestibular da Ufes 22.444 candidatos, que concorrem à 4.245 vagas em 79 cursos.
Sisu
Amanhã também será divulgado o resultado da primeira etapa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Enem. Até as 19 horas de ontem, o Ministério da Educação registrou a inscrição de mais de 745 mil candidatos em todo o Brasil.
Por meio do sistema, são oferecidas 47,9 mil vagas em cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. A segunda etapa de inscrição vai do dia 15 a 20 de fevereiro. Já a terceira e última etapa terá início no dia 1º de março e se encerra no dia 3 de março.
MP pede prorrogação de inscrição
Diante das dificuldades de internautas em fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a Defensoria Pública da União (DPU) do Rio de Janeiro pediu ontem ao Ministério da Educação (MEC) que prorrogasse o prazo de inscrição até amanhã, mas o órgão negou, alegando que não há motivo para prorrogação já que o critério de desempate pela inscrição mais recente foi eliminado. Em nota, a defensoria diz que “os candidatos ainda enfrentam diversos problemas para se inscrever, entre eles, a lentidão no acesso ao formulário de cadastro e a sobrecarga do sistema.” Caso o ministério não prorrogue o prazo e “se os problemas de acesso para realizar as inscrições persistirem”, a DPU não descarta entrar com uma ação civil pública (* Gazeta Online).