O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (02) que os alunos podem consultar a nota de corte do Enem antes de entrar no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No entanto, este procedimento não atende os candidatos a vagas nos cursos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A instituição não adota nota de corte fixa.
De acordo com a Ufes, a nota de corte do Enem é flutuante e depende do desempenho de cada candidato. Ou seja, o corte, naturalmente, será a nota do último candidato classificado, respectivamente, no preenchimento das 4.245 vagas dos 79 cursos oferecidos pela Universidade.
Caso o aluno capixaba tenha feito o vestibular em outras Universidades Federais nos demais Estados do país, ele pode ir à página do SiSU, na qual já existe um link com a inscrição. “Antes de acessar o SiSU, confira a nota de corte.” A pesquisa pode ser feita por nome, estado, instituição, campus ou curso. Lá ele saberá qual é o total de inscritos em cada opção, a nota de corte, a relação candidato/vaga e a maior nota entre os inscritos antes do login no sistema.
Notas
Somente as vagas de ampla concorrência têm as notas de corte exibidas na consulta. Segundo o MEC, a concorrência das vagas para cotistas não está disponível no sistema aberto. Neste caso, afirma o órgão, podem existir outros critérios de seleção além da nota.
As notas apresentadas pelo sistema de pesquisa são sempre um retrato da última atualização feita pelo MEC. Nas madrugadas, o SiSU fecha as inscrições para poder calcular qual é a nota de corte, que varia de acordo com as menções do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das pessoas que se inscreveram nos cursos.
A nota a que o aluno vai ter acesso pelo novo link é a que saiu do corte da madrugada – ela não é atualizada em tempo real. Com a liberação, qualquer pessoa poderá ver qual é a concorrência. A ideia é que, antes da entrada no sistema, o candidato possa avaliar se tem chances ou não no curso ao qual pretende concorrer.
O processo continua até as 23h59 desta quarta (3). Este é o último fechamento do SiSU – no dia 5, será gerada uma lista de selecionados.
Desempate
O MEC mudou na segunda-feira (1º) o último critério de desempate. Por conta de um problema “na banda larga da Região Sudeste”, de acordo com o órgão, muitos alunos tiveram dificuldade para acessar o SiSU nos primeiros dias. Com isso, o último critério de desempate, que era a hora da primeira inscrição, foi abolido.
Caso o empate persista nas notas das cinco provas, os alunos que disputam a vaga serão selecionados. (* Gazeta Online)