Última semana para vacinar rebanho contra febre aftosa

Termina no dia 30 de novembro o período de vacinação contra febre aftosa, coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seag). Nesta fase, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos), independente da idade, envolvendo aproximadamente 2,3 milhões de animais.

As vacinas devem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas e só podem ser compradas durante o período da campanha. A vacinação é obrigatória, sendo realizada pelos próprios produtores. “Como o último dia da campanha de vacinação é um domingo, alertamos os produtores para adquirirem as vacinas previamente, dentro do prazo permitido”, orienta o coordenador no Idaf do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, José Dias Porto Júnior.

Após o procedimento, o produtor tem até o dia 30 de novembro para comprovar a vacinação pela Internet ou até o dia 10 de dezembro nos escritórios do Idaf.

Os proprietários que não comprovarem a vacina estão sujeitos a multa, que pode variar de R$ 260 a R$ 26 mil, dependendo da quantidade de animais. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada.

Confira mais Notícias

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper