Um novo olhar sobre a carne suína

Aumentar o consumo de carne suína no Estado. Esse é o objetivo da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores dos Suínos- ABCS, Rubens Valentini, esteve no Espírito Santo para apresentar o programa para os capixabas. O encontro aconteceu na noite da última segunda-feira (26).

A idéia é implantar o programa de incentivo ao consumo da carne suína até o início de 2008. Valentini se reuniu com representantes da suinocultura capixaba, Sebrae, Ministério da Agricultura e do Espírito Santo em Ação. O diretor de marketing da ABCS, Fernando Barros, apresentou os resultados da campanha, que já foi lançada em outros estados.

O programa visa informar ao consumidor os valores nutricionais da carne suína e apresentar novos cortes. “O consumo de carne suína per capita do Brasil é de 12,6 quilos por ano. Queremos aumentar esse índice em pelo menos três quilos até 2010. Para se ter uma idéia, na Áustria esse consumo chega a 76 quilos por ano”, informou Barros.

Valentini disse que nos estados onde foi implantado o programa a venda da carne suína aumentou mais de 100%. “Em um supermercado de Brasília, as vendas aumentaram incríveis 210 %. Isso comprova o resultado da campanha”.

O projeto piloto foi lançado há um ano em São Paulo, mas já foi desenvolvido em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e no Distrito Federal. O Sebrae ES vai apoiar a iniciativa no Estado.

Como funciona o programa

A campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” mostra, por meio de pesquisas de algumas das principais universidades do país, os valores nutricionais da carne suína. Diferente do que muitos pensam, um bife suíno tem menos colesterol do que um bife de boi ou frango, por exemplo.

“Queremos mostrar para a população que comer carne suína é saudável. Em uma pesquisa realizada em 2004, 49% dos brasileiros responderam que preferem o sabor desta a outras carnes. Então temos que estimular o consumo com campanhas de marketing”, disse Valentini.

Outro ponto fundamental para o sucesso do aumento das vendas são novos cortes da carne. Os novos cortes foram classificados em cinco categorias: cortes magros, série forno, série grill, série churrasco e corte universal. A idéia é estimular o consumidor a comprar o produto mais apresentável nas gôndolas dos supermercados.

Alguns dados interessantes

Consumo mundial de carnes em 2005

Suíno ……………………………………….. 39%

Frango ……………………………………….30%

Bovino ………………………………………..24 %

Outros…………………………………………7 %

Teor de gordura saturada (100g)

Lombo suíno cozido …………………………….7,5%

Coxa de frango cozido – com pele …………15,3 %

Filé Mignon bovino cozido………………………10,00

Fonte: National Pork Producers Council and National Pork Board (NPPC)

Consumo da carne suína no mundo – consumo per capita

Áustria ………………………………………76 Kg

Espanha ……………………………………64 Kg

Paraguai ……………………………………30 Kg

Brasil …………………………………………12 KG *

•Nove quilos são de embutidos (presunto, salsichas, lingüiças, etc…)

Fonte: Assessoria de Imprensa Aves e Ases

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