FMZ A Rádio
da Família

Um quintal bem diferente

* Por Leandro Fidelis

No bairro Vila da Mata, em Venda Nova, existe um habitat bem diferente. Ali vive Martins Zumach, de 71 anos, pecuarista aposentado e descendente de alemães.

Ao se aposentar há cinco anos, deixou a vida em Itueta, a cidade coberta pelas águas da hidrelétrica, e se mudou para Venda Nova com a esposa Oldina Pieper, de 72.

Para passar o tempo, ele resolveu enfeitar o quintal com o que mais gosta: os animais. Só que todos feitos de cimento. Tem cachorro, tatu, leão e aves de todas as espécies que chamam a atenção de quem passa pela casa número 32 da Rua São Joaquim.

Começou com um painel externo feito de restos de construção e as esculturas vieram depois. “A gente aposentado tem que colocar a cabeça para funcionar, senão fica difícil viver. Por isso escolhi passar os anos fazendo o que mais gosto. Vem gente de longe fotografar”, explica Zumach.

Nem só de animais de concreto vive o lar do casal. Há também uma “mulher-torneira”, batizada de “Baiana”; e um gladiador logo na porta principal, do tamanho de um adulto.

O soldado, conta o aposentado, gerou até especulações sobre qual seria sua crença. “Já me chamaram de macumbeiro por causa dele, mas sou católico. Essas pessoas não conhecem a história universal”.

O leão, ao lado do boneco, precisou de dois homens para ser carregado. Agora, Seu Martins pretende esculpir dois tigres para colocar um na entrada e outro na garagem.

Vizinha do casal, a dona de casa Jacira Busato se diz admirada com a criatividade de Seu Martins. “Ele é muito talentoso. Eu gosto muito da decoração do muro”.

Mais que uma fauna em concreto, Martins e a mulher Oldina preservam naquele canto as tradições pomeranas. Receberam o repórter da FMZ com café e “brot” feito no fogão à lenha e fizeram questão de pronunciar palavras no dialeto. “Meu neto de 12 anos está aprendendo”, diz orgulhosa Dona Oldina.

* Essa matéria foi sugerida pela ouvinte Débora Perim, de Venda Nova. Você também pode entrar em contato com o Departamento de Jornalismo da Rádio FMZ pelos telefones (28) 3546-3068/9986-8911 ou e-mail leandro@radiofmz.com.br e sugerir uma pauta!

** Veja outras imagens da casa dos Zumach na galeria de fotos deste site!

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´