Geral

Um quintal bem diferente

* Por Leandro Fidelis

No bairro Vila da Mata, em Venda Nova, existe um habitat bem diferente. Ali vive Martins Zumach, de 71 anos, pecuarista aposentado e descendente de alemães.

Ao se aposentar há cinco anos, deixou a vida em Itueta, a cidade coberta pelas águas da hidrelétrica, e se mudou para Venda Nova com a esposa Oldina Pieper, de 72.

Para passar o tempo, ele resolveu enfeitar o quintal com o que mais gosta: os animais. Só que todos feitos de cimento. Tem cachorro, tatu, leão e aves de todas as espécies que chamam a atenção de quem passa pela casa número 32 da Rua São Joaquim.

Começou com um painel externo feito de restos de construção e as esculturas vieram depois. “A gente aposentado tem que colocar a cabeça para funcionar, senão fica difícil viver. Por isso escolhi passar os anos fazendo o que mais gosto. Vem gente de longe fotografar”, explica Zumach.

Nem só de animais de concreto vive o lar do casal. Há também uma “mulher-torneira”, batizada de “Baiana”; e um gladiador logo na porta principal, do tamanho de um adulto.

O soldado, conta o aposentado, gerou até especulações sobre qual seria sua crença. “Já me chamaram de macumbeiro por causa dele, mas sou católico. Essas pessoas não conhecem a história universal”.

O leão, ao lado do boneco, precisou de dois homens para ser carregado. Agora, Seu Martins pretende esculpir dois tigres para colocar um na entrada e outro na garagem.

Vizinha do casal, a dona de casa Jacira Busato se diz admirada com a criatividade de Seu Martins. “Ele é muito talentoso. Eu gosto muito da decoração do muro”.

Mais que uma fauna em concreto, Martins e a mulher Oldina preservam naquele canto as tradições pomeranas. Receberam o repórter da FMZ com café e “brot” feito no fogão à lenha e fizeram questão de pronunciar palavras no dialeto. “Meu neto de 12 anos está aprendendo”, diz orgulhosa Dona Oldina.

* Essa matéria foi sugerida pela ouvinte Débora Perim, de Venda Nova. Você também pode entrar em contato com o Departamento de Jornalismo da Rádio FMZ pelos telefones (28) 3546-3068/9986-8911 ou e-mail leandro@radiofmz.com.br e sugerir uma pauta!

** Veja outras imagens da casa dos Zumach na galeria de fotos deste site!

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho