* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
A viola e a guitarra seguem ritmos distintos. E a banda Gelo Seco, de Conceição do Castelo, Região Serrana capixaba, se inspira na cultura sertaneja ligada ao primeiro instrumento para fazer o que chama de punk rock caipira. O resultado são músicas com muitos solos de guitarra e letras cheias de referências ao dia-a-dia do município, de pouco mais de 10 mil habitantes.
A banda, formada em 2005 por Makson Côra (vocal e guitarra), Leandro Casagrande (baixo) e Ronan Martinusso (bateria), acaba de lançar o seu primeiro CD, após um ano e meio de preparação. Antes mesmo do disco ser lançado, suas 12 faixas já tocavam nas rádios locais ou no som de algum amigo dos meninos. Estou muito contente com o resultado. Entramos muito preparados no estúdio e gravamos a parte instrumental em apenas dois dias, diz Makson.
O irreverente Makson, um fã de Ramones, Green Day e outras bandas punk, afirma que há três anos começou a juntar dinheiro para lançar o CD. A princípio são 500 cópias, mas o disco pode ter uma segunda tiragem. Destaque para Rastão, o Menino Rebelde, Te Roubaram de Mim e o single A Filha do Delegado, que concorre no site do Garagem do Faustão.
A música, cuja letra estampa a camisa da banda (outro meio de divulgação do punk rock caipira da Gelo Seco), fala de um amor impossível e das diferenças entre a filha de uma autoridade e um rockeiro com as calças furadas.
Outra inspirada no cotidiano da galera conceiçoense é Morro da TV. De vez em quando, uns larápios costumavam subir até o local para desligar a torre de transmissão. E se o dia escolhido era de clássico no futebol, dá para se imaginar o estrago em uma cidade do tamanho de Conceição. A próxima música de divulgação será Envelhecendo, outra com elementos alusivos ao interior. Gostaria de fazer algo adolescente, queria algo mais alegre, nada de protestar, juntando o nosso estilo de vida interiorana ao punk rock. Mas a aceitação para a música autoral na região ainda é baixa, diz.
E para quem dúvida, o músico entende tudo de viola. Apesar de não tocar o instrumento, adora trocar ideias com violeiros da região, como Edinho Ferreira (também locutor da FMZ). Assim, busca inspiração para outras músicas, valorizando a delícia de viver como um bom caboclo, mas fazendo um barulho que em nada lembra a zona rural.
Serviço:
CD Banda Gelo Seco
(12 faixas- SS Estúdio Venda Nova)
Quanto: R$ 10,00
Onde encontrar: Loc Music