Até o dia 30 deste mês, a Amena- Casa da Cultura de Venda Nova recebe inscrição dos interessados em fazer um intercâmbio na Itália em setembro deste ano. Dos inscritos, 20 serão selecionados e farão um curso preparatório e, ao final, um novo processo selecionará dez para passar 13 dias na Itália com todas as despesas pagas e ajuda de custo na passagem.
Para se inscrever, o interessado deve responder a alguns requisitos: ter de 18 a 35 anos, ser descendente do Veneto, ter cidadania ou protocolo carimbado no Consulado Geral do Rio de Janeiro, falar e compreender o idioma italiano e, de preferência, estar envolvido no agroturismo ou ter algum projeto de ingresso na atividade ou de desenvolvimento sustentável.
O processo de seleção dos 20 acontecerá logo após o encerramento das inscrições, quando começará o curso preparatório, com 40 horas de atividades. Os dez selecionados partirão no dia 7 de setembro e regressarão no dia 20. Neste período, ficarão em Padova, sede do curso, e farão viagens de conhecimento a outras províncias da região de Treviso.
O projeto Agroturismo e Desenvolvimento Sustentável é do Veneto Agricultura- um órgão similar a uma Secretaria Regional para o Desenvolvimento Agrícola, Florestal e Agro-alimentar do Veneto-, que visa fortalecer os laços dos descendentes de imigrantes em diferentes países do mundo, em parceria com a Associação Trevisana Nel Mondo/Casa da Cultura de Venda Nova, Prefeitura e Câmara de Venda Nova, Agrotur e Sebra/ES.
Para realização do curso de formação profissional na Itália, a junta regional do Veneto consignou a contribuição de 36 mil Euros. (Fonte: Site Folha da Terra)
Serviço:
Curso profissionalizante na Itália
Inscrição: Casa da Cultura de Venda Nova
e-mail: trevisanivendanova@gmail.com
Tel.: (28) 3546.1425