* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Prova de fogo para o karatê vendanovense em nível nacional. O trio Márcio Stein, Valentim Brandão e Jessilei Feu, que disputou o Brasileiro no último fim de semana, em Natal (RN), voltou com medalhas, mas reconhece a competitividade da etapa que reuniu atletas de 22 estados. Os vendanovenses chegaram na manhã desta terça-feira (20).
Stein trouxe o bronze na divisão especial onde, segundo ele, disputou a elite do karatê nacional. O veterano perdeu para o competidor baiano na semifinal, foi para repescagem tentar o terceiro lugar e venceu o paulista no kata.
O estreante Valentim Brandão fez bonito no kumitê (luta). Ele foi prata na divisão de novos e se revelou uma promessa do karatê nacional. Já Jessilei não teve a mesma sorte dos conterrâneos. O atleta chegou a vencer algumas lutas, mas não se classificou para a repescagem.
Além do trio de Venda Nova, o Espírito Santo ficou representado por mais 12 competidores. Graças ao resultado dos veteranos Márcio Stein (41) e Carlos Alberto (Vitória), vice-campeão de kata na categoria acima de 40 anos, o Estado ficou em 8º lugar no ranking. A turma dos veteranos capixabas ainda está viva. Os mais novos ainda não obtêm os mesmos resultados, mas estão seguindo o exemplo, declarou Stein.
O veterano prolongou sua estada em Natal para disputar o Brasileiro de Karatê Universitário. De cara, enfrentou o atual campeão brasileiro, um baiano de 20 anos, agora bicampeão nacional, que o desclassificou da competição. Nada que tire o entusiasmo de um campeão com dois títulos mundiais.