Uma relíquia escondida sob tintas

* Por Leandro Fidelis

Com mais de um século de história, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Castelo, está sendo restaurada pela primeira vez. A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim contratou um casal de especialistas para os trabalhos, iniciados há 15 dias. O projeto deve ficar pronto a tempo das comemorações da padroeira, em 8 de dezembro.

Estão previstas a troca do madeiramento do telhado, a contenção da infiltração das paredes, a reforma dos altares mor e do santíssimo e refazer as pinturas do teto. Os técnicos vão ainda restaurar todas as imagens de santos que fazem parte do acervo da Matriz. A idéia é retomar o projeto arquitetônico original da igreja. Enquanto acontecem as obras, as celebrações são realizadaas no salão paroquial.

Nos últimos dias, os restauradores fizeram descobertas que tornam o patrimônio da Paróquia conceiçoense um dos mais preciosos do Espírito Santo. Uma delas é a imagem da Imaculada Conceição. Durante o processo de prospecção, verificou-se que ela foi esculpida em Cedro do Líbano, e não de gesso como até então pensavam os fiéis.

A imagem, de 1,08 metro de altura, foi trazida de Portugal em 1887 por José de Souza Pinto, que a doou para a Matriz. Os técnicos diagnosticaram três camadas de tinta e uma de cera, além de muitos cupins, que danificaram o interior da santa. A restauração da imagem utiliza materiais de ponta e tem previsão de terminar em 120 dias.

“É uma imagem de beleza rara e feita com uma madeira só trabalhada por artistas europeus em meados do século 19. A expressão de Nossa Senhora é o que a diferencia, não traduz dor. Este tipo de olho de vidro só era produzido na França. O movimento do manto também é perfeito”, destaca Rosângela Silvestre, que se especializou na França em conservação e restauro de bens móveis e imóveis culturais e religiosos.

Além das surpresas com a imagem de Nossa Senhora, os profissionais descobriram ainda serem os altares revestidos com folhas de ouro. Antes de devolvê-los à comunidade, os altares e outros acabamentos em madeira da Igreja serão folheados novamente.

Os trabalhos também contam com a boa vontade de um artista local. O técnico em manutenção de computadores Márcio Dalbó, de 38 anos, que nas horas vagas pinta telas, é voluntário na restauração da imagem de Nossa Senhora. Ele foi contratado para refazer as pinturas do teto da Igreja. A tarefa começa na semana que vem. “Gosto muito de arte. É um prazer ajudar a resgatar a história da cidade onde vivo”, disse.

A comunidade está empolgada com as descobertas. Descendente da família de portugueses que trouxe a imagem da Imaculada Conceição, a dona de casa Ana Delciza Dariva, a “Dona Dulce”, 60, acompanha os trabalhos de perto. “Trabalhei mais de 20 anos na Igreja e não sabia que a santa era de madeira. Sempre carregava a imagem com o maior cuidado em dia de procissão para colocar no andor”, conta.

Ainda segundo Dona Dulce, sua mãe dizia que a imagem tinha aplique em pedras preciosas e uma coroa dourada, sob um manto e uma bola de cristal. A Família Pinto, que tem outros descendentes na cidade, está colaborando com a restauração da santa.

Conceição pode virar pólo de restauração

Rosângela e o marido, Marcelo Metz Peixoto, especialista em folheação em ouro, são de Belo Horizonte e estão há um ano e meio no Estado restaurando igrejas das dioceses de Cachoeiro e Colatina. A equipe tem mais um especialista além do casal e já passou por Baixo Guandu, Colatina, Ibiraçu e Aracruz. Depois de Conceição, a próxima cidade será Rio Novo do Sul.

Em Conceição, três jovens da comunidade viraram aprendizes na arte de restaurar e poderão dar continuidade aos projetos da Diocese de Cachoeiro. Mateus Crisóstomo Silveiro, 19 anos, tomou gosto pela arte ao participar da restauração da Matriz. “É uma experiência nova para mim. Quero me qualificar nesta área porque aprendi muito”.

O grupo conta ainda com seis profissionais entre marceneiros, pedreiros, e pode ter 16 até o final da restauração. “Nosso objetivo é deixar uma equipe pronta para Conceição se tornar pólo de restauração de patrimônio. Existe um grande potencial cultural na região que não encontrei em lugar nenhum no Espírito Santo. E muita gente com talento”, salienta a restauradora Rosângela.

A secretaria da Paróquia Nossa Senhora da Conceição não soube informar o valor da restauração. No entanto, haverá um sorteio de um Fusca e três bicicletas no dia 19 de outubro na Praça da Matriz. O dinheiro arrecadado com a venda das cartelas será para acabar as obras na Igreja.

Veja neste site galeria de fotos completa sobre a restauração da Igreja Matriz de Conceição!

Confira mais Notícias

Cultura

Festa da Uva do Vinho: 59ª edição acontece em São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves

38ª Festa do Tomate de Alto Caxixe começa nesta sexta-feira (24) em Venda Nova do Imigrante

Cultura

Documentário revela a vida e o legado de Padre Cleto Caliman

Músico Makson Côra lança mais quatro músicas autorais em novo EP

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

Paróquia São Pedro realiza programação natalina em Venda Nova do Imigrante

Comunidade Santa Teresinha, em Venda Nova, realiza leilão beneficente neste domingo (8)

Governo do ES lança Editais da Cultura 2024 com investimento de R$ 33,3 milhões