Usina de lixo volta a funcionar em Ibatiba

A usina de lixo de Ibatiba voltou a funcionar. Depois de seis meses de interdição pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), o retorno às atividades representa emprego e renda para os catadores.

“O que eu tenho na minha casa, foi tirado daqui. Quero continuar no meu serviço trabalhando”, afirma a catadora Irene Zeferino da Silveira. Outros cinco catadores também recomeçaram o trabalho na usina de triagem e compostagem de lixo. A unidade construída em 2003, foi reativada nesta semana, depois de ter sido interditada e multada.

O lugar foi reformado e o que puder ser reaproveitado, vai ser vendido pela cooperativa. O restante será aterrado, tudo cumprido as determinações do Iema. “Nós tivemos que assinar um termo de ajuste de conduta junto ao Ministério Público e junto ao Iema. E hoje estamos adequados para tratar do nosso lixo”, explica o prefeito de Ibatiba, Lindon Jonhson Arruda.

Por conta do período sem funcionar, o lixo do município se acumulou no local e em um terreno às márgens da BR 262. O município de Ibatiba produz 12 toneladas de lixo por dia, o equivalente a três caminhões. A partir de agora, todos esses resíduos serão tratados na usina.

* Gazeta Online

Confira mais Notícias

Defesa Civil emite novos alertas de tempestades e chuvas intensas para todo o ES

Espírito Madeira apoia o Fórum Qualidade da Madeira e fortalece o setor florestal

Saúde do trabalhador será tema de conferência nacional em Venda Nova

Alfredo Chaves: acesso ao Parque Cachoeira de Matilde será gratuito

Defesa Civil emite aviso de vendaval, tempestade e granizo para a porção sul do Espírito Santo

Em parceria com a PM, escola de Afonso Cláudio realiza palestra em alusão ao Dia da Mulher

Venda Nova promove evento especial em homenagem ao Dia da Mulher

PRF registra 40 acidentes e uma morte nas rodovias federais do ES durante o Carnaval