O prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Henrique Zandonadi Lorenção, estiveram no Rio de Janeiro na última terça-feira (26), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), onde receberam do diretor de Saneamento Ambiental, Élvio Gaspar (foto ao lado), o sinal positivo para aprofundamento dos estudos para a implantação de uma usina de tratamento de resíduos (lixo) em Venda Nova do Imigrante, com capacidade de processamento de 200 a 600 toneladas/dia.
Segundo o secretário, os recursos viriam a fundo perdido do banco e estão orçados em torno de R$ 26 milhões. A Ideia de implantação dessa usina, que também teria capacidade para reciclar os resíduos produzidos pelas mineradoras (rochas), seria descartar o envio do lixo de Venda Nova para o aterro sanitário, como é feito atualmente.
No momento, a Prefeitura está fechando com a Empresa Brasileira de Projetos os estudos necessários para a estrutura logística e a viabilidade econômica do empreendimento. A intenção do prefeito é envolver ainda outros municípios como parceiros e também a iniciativa privada, já que a capacidade de processamento da usina seria bem maior do que a produção diária de resíduos do município.
* Com informações da Assessoria da Prefeitura