O Natal está chegando e muita gente já se programou para viajar e encontrar com a família para comemorar a data. Para que a celebração seja completa e sem imprevistos, é importante que quem vai pegar a estrada tenha bastante atenção nas medidas de segurança, fique atento aos cuidados com o carro e com as regras de trânsito. Veja as orientações do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para os cuidados que todo motorista deve tomar para ir tranquilamente até o seu destino e voltar para casa com segurança.
Visando não apenas evitar multas, mas, principalmente, para garantir a própria segurança e a de todos no trânsito, o condutor deve obedecer à sinalização e aos limites de velocidade, utilizar equipamentos de segurança, praticar a direção defensiva e sempre respeitar os outros veículos e pedestres.
Enquanto dirige, o motorista deve manter toda a atenção no trânsito. Por isso, nunca se deve utilizar o celular enquanto estiver ao volante. Além disso, quem quiser ingerir bebida alcoólica, independente da quantidade, deve passar a direção para outra pessoa que não vai beber. Ao dirigir sob efeito do álcool, o motorista coloca em risco a sua própria vida, a segurança dos caronas que estiverem junto com ele e também de todos os que transitam nas vias por onde ele está passando.
Manutenção
A manutenção do veículo também é fundamental para evitar contratempos e para que o passeio seja feito em segurança. Antes de seguir viagem, o motorista deve checar a condição de itens como pneus, freios, alinhamento e o sistema elétrico do automóvel.
O condutor deve conferir, ainda, se as ferramentas obrigatórias estão no carro, como macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. O pneu sobressalente também deve estar em bom estado de conservação e calibrado.
Os dispositivos de segurança como cintos devem estar disponíveis para todos os ocupantes do veículo e não só para os passageiros da frente. E quem vai viajar com crianças deve se lembrar das cadeirinhas infantis.
Documentos
Antes de pegar estrada, é importante que o motorista confira se está com toda a sua documentação em dia. Ao dirigir, todos os condutores devem estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade e em situação regular e o licenciamento em mãos, já que são documentos de porte obrigatório.
Como o calendário de vencimento do licenciamento anual dos veículos registrados no Espírito Santo foi encerrado em novembro, todos os condutores devem estar com o licenciamento anual de 2015 pago para que possam trafegar em vias públicas com o veículo. “Caso o documento não esteja em dia, o veículo poderá ser retido pela fiscalização”, alerta o gerente operacional do Detran|ES, Maurício Becker.
Fonte: ascom/Detran/ES