* Valdinei Guimarães
(repórter free-lancer)
Integrando a programação do Pedra Azul Gourmet, o restaurante Valsugana, de Pedra Azul, preparou um cardápio especial que trouxe um pouco da culinária europeia combinada com ingredientes regionais. Com a habitual simpatia, a chef Marília Calmon e o maitre Cláudio Calmon receberam visitantes locais e de outras cidades.
A entrada do cardápio especial ficou por conta da “buchecha de porco estufada em vinho tinto”, feita com ingredientes regionais. De acordo com a chef, a preferência por ingredientes locais é uma forma de valorizar a cultura e a pecuária da região. Numa conversa com o maitre, é possível descobrir um pouco mais sobre esse prato. “As pessoas, de modo geral, se acostumaram sempre com os mesmos cortes. Algumas pessoas têm preconceito com algumas carnes”, explica Cláudio Calmon. Para ele, trazer a “buchecha” de porco para a mesa é uma forma de resgatar carnes pouco aproveitadas.
O prato principal foi um “confit de frango orgânico Domaine com cuscuz provençal” que, para não perder a característica do Valsugana, também foi criado usando-se ingredientes locais. Para encerrar o menu especial, um delicioso “frozen yogurt de morango”, sobremesa oportuna para lembrar o friozinho típico de Pedra Azul.
Quem quis apreciar outros pratos, que não aqueles do cardápio especial, tinha à disposição um menu com excelentes pedidas. No decorrer do almoço, famílias e casais degustavam diversos pratos no agradável ambiente do Valsugana. O clima familiar combinado com a beleza da Pedra Azul tornaram o almoço muito especial.
Na próxima sexta-feira (11), às 20h30, o Valsugana vai preparar um jantar harmonizado com o tema “Itália e Portugal – memória e sabores”. É esperar para apreciar. Para participar, é preciso fazer reserva pelo telefone (27) 9942-4354.
* Leia também: Jantar no Vellozia reinterpreta a comida na roça