* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Nem o sagrado escapa dos vândalos em Venda Nova. Ontem, o alvo foi o sacrário da Igreja Matriz, que foi violado em plena luz do dia. Depois desse episódio, a capela do santíssimo, onde fica o objeto de metal que contém as hóstias, passará a ficar fechada durante os fins de semana.
A Polícia Militar fez a ocorrência. No entanto, nada foi roubado. Os vândalos supostamente pularam o muro e entraram pela porta da sala, que fica aberta para os fiéis rezarem. Devem ter violado o sacrário pensando ter algo valioso no seu interior, arrisca Paula Falqueto, secretária da Igreja.
O arrombamento foi notado por volta das 18 horas deste domingo, uma hora antes de começar a missa. Como o alarme só fica ligado à noite, ninguém presenciou o crime. Nem as coisas de Deus são respeitadas. Onde é que chegamos?, diz indignado o aposentado Altino Zulcão, 78 anos, que nesta segunda-feira rezou seu terço em outro lugar da Igreja.
A funcionária Carmen Bergamin, 50, lamenta o ocorrido. Isso é muito triste. Quando o sacrário ficava em outro lugar também já foi arrombado. Não há mais segurança em Venda Nova.
O pároco João Luiz Galvão está viajando e deve levar o objeto para restauração em Minas Gerais assim que voltar. Além do fechamento do santíssimo, o conselho da Igreja Católica vai tomar providências para aumentar a segurança do patrimônio e evitar novos arrombamentos.