O município de Venda Nova do Imigrante passará a ser sede da jurisdição da Vara do Trabalho de Afonso Cláudio, que abrange 13 municípios. O objetivo é facilitar o acesso dos municípios atendidos.
Atualmente, cerca de 74% dos processos trabalhistas na região são originários de Venda Nova. A mudança também vai facilitar o acesso para a população, pois Venda Nova é cortada pela BR-262. Já Afonso Cláudio situa-se a 50 quilômetros de distância da rodovia.
Esta é a primeira realocação de Vara promovida pelo TRT-ES. A mudança foi autorizada pela Resolução 35/2008, de 12/8/08, atendendo a um pedido feito em julho de 2008 pelo juiz Paulo Eduardo Politano de Santana
A Vara do Trabalho de Venda Nova vai funcionar no mesmo prédio onde ficava o Posto Avançado da Justiça do Trabalho, mas as novas instalações ocupam um espaço bem maior e vão oferecer mais conforto para usuários e servidores. No município de Afonso Cláudio continuará funcionando um posto avançado da Justiça do Trabalho.
Os municípios que compõem a jurisdição são: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ibatiba, Irupi, Itarana, Iúna, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante.
Serviço
A solenidade de inauguração da Vara do Trabalho de Venda Nova será realizada na próxima quinta-feira, às 15 horas, no Ed. Esmig, 2º andar, salas 14 a 20, na Avenida Ângelo Altoé, Venda Nova do Imigrante.