Está chegando a quinta edição do Black Friday Brasil, uma campanha de vendasque oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. A promoção acontece no dia 27 de novembro e para aqueles que vão aproveitar os preços mais baixos para fazer alguma compra, a primeira dica é pesquisar desde já os preços dos produtos em diferentes lojas virtuais participantes da campanha e até mesmo em lojas físicas para verificar se o produto ofertado tem, de fato, uma redução no preço, situação muito questionada pelos consumidores nas edições passadas.
O comércio eletrônico brasileiro movimenta bilhões de reais todos os anos. Preços mais baixos,facilidade em pesquisar os preços dos produtos em diferentes lojas e comodidade são alguns dosmotivos pelos quais os consumidores optam pelas ‘lojas virtuais’. Com tanta facilidade e variedade delojas, é preciso cautela antes de realizar a compra para evitar prejuízos com fraudadores e outrosproblemas.
O consumidor que vai participar pela primeira vez da Black Friday precisa saber que nem todos osprodutos à venda nos sites credenciados participam da promoção. Sendo assim, é preciso que os produtos com desconto estejam claramente identificados e destacados.
A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, informa que os consumidores devem ter muita atenção no momento da compra porque muitas lojas virtuais e físicas se apropriam do nome Black Friday para aumentar as vendas.
“Uma fraude muito comum no universo de quem é adepto das compras virtuais está relacionada à clonagem de sites, idêntica a das lojas oficiais. Os fraudadores capturam os dados do cartão de crédito, números dos documentos e senhas do consumidor no momento em que pensa estar realizando a sua compra. Uma dica é pesquisar as lojas credenciadas no site www.blackfriday.com.br e observar o nome e endereço do site, no link que aparece na barra do navegador, que pode ser parecido, mas não é igual ao da loja oficial. Desconfie de boleto bancário como única forma de pagamento para evitar as ciladas virtuais”, orienta a diretora.
Se o consumidor não conseguir realizar a compra devido a problemas no site poderá reclamar. Também é objeto de reclamação o descumprimento à oferta, publicidade enganosa (promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Black Friday), mudança de preço no momento da finalização da compra e falta de informações claras sobre a empresa e o produto.
As reclamações podem ser registradas pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. É importante guardar a oferta anunciada, bem como a tentativa de compra, por meio das cópias das telas do anúncio e da transação.
Importante saber
• Para comprar com segurança é fundamental que o consumidor busque referências sobre o site. Pesquise se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e/ou em sites de reclamações na internet;
• Instale no seu computador pessoal programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados;
• Não faça as transações em computadores de uso público, garantindo a segurança dos seus dados pessoais e do cartão de crédito;
• Antes da compra, o consumidor deve observar os procedimentos e recursos adotados para garantir a segurança da transação. A política de privacidade adotada pelo fornecedor deve ser clara e explícita, assegurando que os dados pessoais e de consumo não sejam divulgados sem o consentimento expresso do consumidor;
• Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, e-mail e telefone fixo). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro e denuncie, pois a disponibilização dessas informações é obrigatória;
• Desconfie dos sites que possuem como única forma de pagamento o depósito em conta corrente ou boleto bancário;
• O comprador precisa se informar sobre as características, preços, valores de fretes, despesas adicionais, prazo de entrega ou execução, condições e formas de pagamento, antes de se decidir pela compra. Essas informações devem constar obrigatoriamente na página;
• Os sites devem deixar claros os meios adequados para que o consumidor exerça o direito de "arrependimento de compra", que trata-se do cancelamento da compra no prazo de até sete dias;
• Ao confirmar a contratação, é importante imprimir ou, se possível, guardar sob a forma eletrônica todos os documentos que atestem a relação comercial, como número da compra, confirmação do pedido, comprovante de pagamento, contrato ou anúncios;
• O consumidor deve sempre exigir e guardar a nota fiscal da mercadoria;
• A qualquer sinal de irregularidade, o indicado é entrar em contato com o fornecedor para registrar a ocorrência e tentar resolver o problema. Guarde os números de protocolo e os e-mails trocados com o fornecedor como garantia.
Fonte: Procon/ES