A Rede Municipal de Ensino de Venda Nova do Imigrante viveu em 2025, uma inovação histórica: a realização da 1ª Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa e Matemática, uma iniciativa pedagógica inédita que mobilizou alunos, professores, gestores e famílias, fortalecendo o protagonismo estudantil e a cultura do conhecimento no município.
A Olimpíada trouxe como tema: “Desafios do saber: é hora de colocar o conhecimento em prática”.
Com caráter formativo, recreativo e totalmente gratuito, a olimpíada tem como objetivos estimular o interesse pelas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, promover a qualidade da educação básica, desenvolver o pensamento crítico, valorizar o esforço dos estudantes e reconhecer o trabalho dos profissionais da educação. Também busca identificar talentos e estimular a inclusão social por meio do conhecimento, princípios que já marcam o sucesso dessa primeira edição.
Para o secretário municipal de Educação, Tiago Altoé, a Olimpíada representa um avanço nas políticas pedagógicas de Venda Nova. “A 1ª Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa e Matemática é uma inovação que nos enche de orgulho. Ela fortalece a aprendizagem, valoriza o esforço dos alunos, engaja as famílias e reconhece o trabalho dos nossos professores. O envolvimento das escolas superou todas as expectativas e demonstra que estamos no caminho certo ao investir em iniciativas que estimulam o conhecimento, o protagonismo estudantil e a qualidade da educação pública”, pontua o secretário Municipal de Educação.
A Olimpíada foi realizada em duas etapas:
1ª etapa – Escolar (01/10)
Aplicada simultaneamente nas escolas municipais, durante o turno escolar, a primeira etapa envolveu todos os estudantes matriculados no 2º, 5º e 9º anos.
Ao todo, 710 alunos participaram desta fase, distribuídos assim:
– 2º ano: 286 alunos
-5º ano: 323 alunos
– 9º ano: 101 alunos
As provas, objetivas, foram compostas por 20 questões de múltipla escolha (10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática), elaboradas segundo a BNCC e o Currículo do Espírito Santo. A partir dos resultados, foram classificados para a etapa municipal 15% dos melhores estudantes de cada escola, percentual previsto pelo edital.
2ª etapa – Municipal (08/11)
A segunda fase reuniu 159 estudantes na EMEF Liberal Zandonadi, em um sábado pela manhã.
Participaram:
– 2º ano: 56 estudantes
– 5º ano: 82 estudantes
– 9º ano: 21 estudantes
A etapa municipal seguiu o mesmo modelo de prova: 20 questões, baseadas na BNCC, com caráter classificatório e eliminatório.
Premiação e cerimônia final
Os cinco melhores estudantes de cada categoria (2º, 5º e 9º anos) serão premiados, totalizando 15 vencedores, com valores que variam de R$ 400 a R$ 2.000 exclusivamente destinados à formação educacional dos alunos (materiais escolares, livros, cursos, equipamentos didáticos, entre outros), conforme previsto no edital.
A cerimônia de encerramento e premiação será realizada no dia 08 de dezembro, no auditório do Senac, reunindo finalistas, familiares, equipe escolar e autoridades.
Durante o evento, será apresentado o resultado final, incluindo os cinco melhores colocados por categoria.
Estudantes Finalistas Em Ordem Alfabética Por Categoria
Foram Classificados Estudantes Das 4 Escolas Envolvidas na olimpíada:
-Emeief Pindobas
-Emef Caxixe
-Emef Atílio Pizzol
-Emef Liberal Zandonadi
2º Ano
Cecília Soares Ribeiro
Davi Luiz Chaves Fiorese
Isaac Faria Da Silva
Pietro Salino Coutinho
Rian Krhistofer Herton Sala
5º Ano
Heitor Côcco De Souza
Heitor Nali Garcia
Kemilly Ferreira Girarde
Mateus Cecote Sena
Vitor Gabriel Moreira Curty
9º Ano
Ana Beatriz Rodrigues Delpupo
Beatriz Catabriga Belizario
Marcelo Romanello Junior
Meline Tormentino De Paula
Raquely Libardi Bermond
Com informações da Prefeitura de Venda Nova.
LEIA TAMBÉM
Eleitores de Venda Nova que não coletaram a biometria receberão mensagens via SMS
Final do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Venda Nova será neste domingo (7)