A Quarta-feira de Cinzas, celebrada pela Igreja Católica neste dia 18 de fevereiro, marca o início da Quaresma – período de 40 dias de preparação para a Páscoa no calendário litúrgico católico, tradicionalmente associado à reflexão e à penitência.
A Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova do Imigrante divulgou os horários e locais onde serão celebradas a missas com benção e imposição das cinzas.
Horários:
6h10: Comunidade São Pedro (Igreja Matriz) – Padre Cristian
6h10: Comunidade Santa Terezinha – Vila Batânea – Padre Tatagiba
9h: Comunidade São Pedro (Igreja Matriz) – Padre Cristian
16h: Comunidade São Pedro (Igreja Matriz) – Padre Tatagiba
19h: Comunidade São João Batista – São João de Viçosa – Padre Cristian
19h: Comunidade São Pedro (Igreja Matriz) – Padre Tatagiba
19h: Comunidade Santa Rita de Cássia – Vila da Mata – Diác. Carlos
19h: Nª Srª do Bom Parto – Alto Caxixe – Diác. Sebastião.
O que é a Quarta-feira de Cinzas?
A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de preparação para a Páscoa. A celebração das cinzas recorda a fragilidade da vida humana e a necessidade da penitência para a nossa conversão. Sendo assim, este é um dia de jejum, especialmente porque indica o começo de um período todo de práticas mais intensas de jejum, oração e esmola.
Além disso, é um dia de oração e meditação. A Quarta-feira de Cinzas é um momento propício para refletir sobre a brevidade de nossa vida e iniciar uma preparação mais profunda para viver os mistérios pascais. Acompanhar, assim, a Paixão e a Morte de Nosso Senhor, que culminará na sua Ressureição. Neste dia, pedimos pela nossa conversão, para que possamos começar bem um novo caminho quaresmal “que se estende por quarenta dias e nos conduz à alegria da Páscoa do Senhor, à vitória da Vida sobre a morte.” 1
Qual é o significado das cinzas da quarta-feira de cinzas?
Neste dia, o primeiro da Quaresma, somos marcados pelas cinzas benzidas que
impostas sobre a nossa cabeça, são um sinal que nos recorda a nossa condição de criaturas, que nos convida à penitência e a intensificar o compromisso de conversão para seguir cada vez mais o Senhor.
O significado das cinzas também está presente nas Sagradas Escrituras. Elas simbolizam a efemeridade da nossa vida — somos pó e ao pó voltaremos —, assim como a penitência, o arrependimento e a conversão.