* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Em Venda Nova, se aprende italiano a partir da 1ª série do ensino fundamental, já se pode fazer curso técnico no ensino médio e até pós-graduação. Há dez anos, a realidade da educação no município começou a mudar. Se antes os vendanovenses só viam oportunidade de estudo nos grandes centros, hoje é possível planejar a carreira profissional até a especialização sem sair da cidade onde vive. E hoje o poder público se respalda em lei municipal para garantir ensino do italiano até a 8ª série.
É pela variedade de uniformes dos alunos nos horários de entrada e saída das escolas da Sede que se vê o aumento das opções de ensino. Da tradicional Escola Domingos Perim, que completa 90 anos em 2011, ao Instituto Tecnológico do Espírito Santo- Ifes, inaugurado há um, foi um processo além dos 23 anos de emancipação política do município.
Desde a emancipação, a educação em Venda Nova ganhou qualidade. O sucesso foi pela nucleação das escolas, antes 35, todas unidocentes, e o transporte escolar que trouxe os alunos do interior para a Sede. Antes professor andava a pé quase dez quilômetros para dar aula, avalia o ex-secretário de Educação Gervásio Ambrozim, hoje diretor da Escola Municipal Atílio Pizzol, do Distrito de São João de Viçosa.
As escolas públicas que começaram suas trajetórias há bem mais tempo, a exemplo da Domingos Perim, estão com 4.719, segundo a Secretaria Municipal de Educação. Todas têm recebido apoio maciço do município e do Estado, principalmente na formação dos professores.
Já as duas faculdades de ensino presencial (Faculdade Venda Nova do Imigrante- Faveni e Fundação Padre Cleto Caliman- Funpac), a Universidade Aberta do Brasil- UAB (à distância, com 231 alunos) e as escolas Coopeducar, uma cooperativa de ensino, a Fundação Deolindo Perim, particular, e o Ifes atraem alunos de toda a Região Serrana. Esse último conseguiu ir além, mudando o fluxo da busca por educação com alunos até da Grande Vitória matriculados nos cursos técnicos em administração e em agroindústria. Há projeto, inclusive, de um curso superior na área de engenharia (saiba mais abaixo).
A migração diária de estudantes da região para Venda Nova favoreceu as empresas de transporte escolar. E se logisticamente é mais viável residir no município, o mercado imobiliário aumentou a oferta de apartamentos de menor porte para atender aos novos moradores, que passam parte do tempo na escola, outra em casa estudando, e aos fins de semana geralmente vão para a casa da família em outra cidade.
Foi o que fez a jornalista Viviane Campos Sarmento, proprietária de um prédio no bairro São Rafael, próximo ao Polentão. Ela e o marido construíram um com dois andares, sendo quatro apartamentos por andar, de frente para o Ifes. Noventa por cento dos imóveis estão alugados para alunos e professores do instituto. Além da proximidade com a escola, no bairro fica a Biblioteca Municipal e tem um restaurante, bastante frequentado por estudantes e professores.
Quando compramos o terreno, há mais de oito anos, ainda não existia o projeto do Ifes. Assim que soubemos da vinda da escola, começamos a construir o prédio, diz Viviane. O primeiro morador se mudou já no primeiro mês de funcionamento da escola, em maio de 2010. Todos os apartamentos estão ocupados, e a procura é muito grande. Recebo cinco telefonemas por dia.
A professora de informática do Ifes, Camila Gheridetti, escolheu o imóvel porque a proprietária aceitou o seu cachorro. Nós professores sempre estamos juntos aqui, promovemos jantares e falamos dos alunos.
O movimento de estudantes em Venda Nova é parecido com o vivido nas cidades universitárias como Viçosa e Ouro Preto, em Minas Gerais. No Edifício Zandonadi, ao lado do Fórum, em um apartamento de três quartos vivem nove alunos do Ifes, todos de Alfredo Chaves. Com idade entre 15 e 17 anos, o grupo, formado por cinco moças e quatro rapazes, tem dedicação integral aos estudos, mas cumpre algumas regras da boa convivência longe das famílias.
Nada de menina andar de camisola pela casa e meninos entrarem no quarto das meninas. E aqui cada um lava o seu prato e se reveza para jogar o lixo do banheiro, diz Lidielem Brioli Lopes da Silva, que cursa o 2º ano do técnico em administração e é a mais velha do grupo.
Ela conta que conhecia os colegas de república do cursinho preparatório promovido pela prefeitura de sua cidade. A exemplo deles, prestou concurso no Ifes de Venda Nova pela tranquilidade da cidade. Ouvia muito falar da educação do município. E também na capital é mais perigoso viver.
Para a turma levar os estudos a sério, os pais dos nove estudantes contrataram uma ajudante, Maria do Rosário Cardoso, a Tia Lia, 58, que cuida das roupas, faz a comida e da limpeza do apartamento. Antes as mães revezavam, mas acabei ficando de vez. Até que eles são comportados, diz.
Ifes completa um ano de funcionamento
O instituto conta com 505 alunos divididos nos cursos técnicos em administração e agroindústria, técnicos integrados com o ensino médio e técnicos Proeja. O curso técnico integrado com Ensino Médio é oferecido para quem já concluiu o Ensino Fundamental. Para o curso técnico subsequente é necessário o candidato já ter concluído o Ensino Médio ou esteja cursando o 3º ano. Já para Técnico Integrado com Ensino Médio para Jovens e Adultos- Proeja, o candidato deve ter no mínimo 18 anos e terminado o Ensino Fundamental.
O diretor do campus Venda Nova, Aloísio Carnielli, conta como foi trazer uma unidade do instituto para o município: No projeto de interiorização, Venda Nova era apenas um local possível de ter uma unidade. Os critérios eram que a unidade atendesse a algum desenvolvimento regional e o município sede garantisse pelo menos o espaço físico e um projeto de vocação da região. Houve um empenho dos políticos para mudar a sede de Ibatiba para Venda Nova, porque esse abrange uma região muito maior geograficamente, embora Ibatiba atenda parte de Minas Gerais.
Para Carnielli, o diferencial do campus Venda Nova é a maior visibilidade da região. Quem é de fora vê isso muito mais claramente, diz. O grande problema é estar subordinado às leis federais na hora da contratação, feita por concurso público. Daí a dificuldade de contratar os moradores, explica o diretor. Dos 27 professores, dois são de Venda Nova, além de uma técnica-administrativa.
O perfil dos alunos é bem eclético, e o maior percentual é de oriundos da escola pública. Venda Nova ainda é a maioria dos alunos (74%), e em segundo lugar o município com maior número de alunos é Afonso Cláudio, a 51 quilômetros (72 alunos).
O campus do Ifes em Venda Nova conta dois laboratórios de informática com capacidade para 40 alunos, um laboratório de física, um de biologia, um de química e outros, em fase de montagem, que são os de alimentos, cujos equipamentos já chegaram. Só neles foi investido R$ 1 milhão. Também está em projeto o ginásio de esportes.
No projeto pedagógico, o Ifes pretende iniciar um curso de engenharia e um de licenciatura plena. Antes da engenharia, deve ser oferecido um curso tecnólogo (superior com conclusão em três anos) para colocar profissionais em menos tempo no mercado.
Meta do município é melhorar índice do Ideb
A transformação das creches em escolas, a formação continuada da 1ª à 4ª série do ensino fundamental e o incentivo à leitura. Essas são algumas das ações da Secretaria Municipal de Educação nos últimos três anos para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- Ideb em Venda Nova.
Após uma queda nesse índice nos últimos anos, a Secretaria tem voltado sua atenção para ações de base, visando uma melhor preparação dos estudantes no futuro.
É o que afirma a secretária Maria Cristina Paste Perim, que assumiu a pasta no dia 1º de fevereiro após 18 anos como diretora da Escola Estadual Fioravante Caliman, a com maior número de alunos no município. Fizemos um estudo minucioso em 2009 para detectar as falhas no setor, e a saída foi humanizar ainda mais o nosso atendimento nas escolas, envolvendo da servente ao diretor, diz a secretária.
Maria Cristina destaca o trabalho com as creches, agora intituladas creche-escolas, hoje com a atuação de profissionais da área pedagógica. Deixaram de ser um depósito de crianças.
A secretária também diz ter sido fundamental a parceria com o Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS, que viabilizou um projeto focado na leitura. O resultado foi divulgado numa exposição no Centro de Eventos, no ano passado.
Liberal atende alunos com altas habilidades
A Escola Estadual Liberal Zandonadi foi a primeira do município a modernizar o seu espaço físico. Cravada no maior bairro da cidade, a Vila Betânea, a instituição, além de fazer tudo o que faz uma escola, também tem uma dedicação aos alunos com altas habilidades.
Intitulado Aluno Talentoso, o projeto é desenvolvido na sala de recursos sob o acompanhamento da professora Katiucha Orrico no turno contrário ao que estudam. O programa envolve estudantes de 8 a 13 anos e oferece apoio aos alunos e pais. Após identificar se o aluno possui altas habilidades, ele é direcionado a trabalhar com a área cujo interesse é maior.
ALUNOS MATRICULADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VENDA NOVA
Rede estadual
1)Domingos Perim (Centro)- 510
2)Fioravante Caliman (Centro)- 1.207
3)Liberal Zandonadi (Vila Betânea)- 811
Rede municipal
1)Escola Caxixe- 731
2)Escola Pindobas- 390
3) Atílio Pizzol (São João de Viçosa)- 560
4)Jardim de Infância Antônio Roberto Feitosa (São Pedro)- 380
5)Jardim de Infância Antônio Honório Pizzol (São João)- 130
6)Creches (5)- 390
* Dados da Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Coopeducar é a única cooperativa de ensino
Há 11 anos, um grupo de cerca de 40 pais se uniu e decidiu criar uma cooperativa de ensino, com objetivo de proporcionar uma proposta educacional que unisse uma excelente pedagogia a um preço justo e acessível. Com essa ideia, cada um dos cooperados se engajou e conseguiu a adesão de novos cooperados. Nascia, assim, a Escola Coopeducar- Centro de Educação e Cultura Saber, hoje com 262 alunos e 308 cooperados.
Motivados pela vontade de transformar o sonho em realidade, esses membros foram em busca de local para a construção, recursos financeiros necessários e um grupo de professores que acreditasse nesse projeto. Em 4 de outubro de 2000 a cooperativa foi fundada. A obra da escola foi construída em quatro, para que, em fevereiro de 2001, começasse a funcionar, com 115 alunos, da educação infantil à 8ª série do ensino fundamental.
Dentro da sua proposta pedagógica, a Coopeducar procura desenvolver um ensino que considere o aluno em sua formação integral, respeitando cada um em seu processo de aprendizado e buscando trabalhar o desenvolvimento pleno da inteligência e da sensibilidade. Outro diferencial da cooperativa é a constante participação dos associados nos eventos da escola e também do dia a dia dos alunos.
Essa parceria entre cooperados e escola trouxe excelentes resultados, ao longo desses 11 anos. Entre os destaques podem ser citados o Exame Nacional do Ensino Médio- Enem 2009, em que a Coopeducar ficou em 18° lugar entre as escolas de todo o Estado e, em primeiro, no município de Venda Nova, e o alto índice de aprovação dos alunos em vestibulares em diversas universidades e faculdades em todo país.
Fundação Perim é referência em rede educacional
A Escola Fundação Deolindo Perim foi criada com o intuito de as famílias terem por mais tempo os seus filhos por perto, estudando em uma escola que oferecesse ensino de qualidade até a conclusão do Ensino Médio. Há 13 anos, a escola se destaca pelos resultados nos vestibulares, colocando os alunos de Venda Nova e região nas melhores universidades do país. No último vestibular, 94% dos alunos foram aprovados em faculdades e universidades.
A instituição de ensino adota o Sistema Pitágoras, da Rede Pitágoras de Ensino, hoje presente no Brasil, no Japão e no Canadá e certificada pela ISSO 9001. E graças a essa parceria, além dos alunos fazerem uso de um material de excelência, Venda Nova entra na era da formação digital de educadores por meio do Projeto Educação em Rede, em parceria com a Escola Satélite e o Sistema Teleacadêmico.
Os resultados do Programa de Avaliação Educacional- Paerp, segundo a direção, mostram a escola entre as melhores do País e referência para a Rede, colocando o município em destaque.
Hoje, são quase 400 alunos, do Maternal ao Ensino Médio, recebendo uma formação sólida, apoiada em valores como formação ética, valorização da família e, desenvolvimento de habilidades e competências pessoais e interpessoais.
ENSINO SUPERIOR
Faveni terá sede própria em 2012
A Faculdade Venda Nova do Imigrante é mantida pelo Instituto de Educação Século 21 e foi inaugurada em 2001, concretizando um projeto pessoal do advogado e empresário colatinense Aldezir Fuzari. Desde então, a instituição já formou seis turmas de administração, três de pedagogia, duas do MBA em Gestão Empresarial e daqui a dois anos forma sua primeira turma de ciências contábeis.
Com 420 alunos, a Faveni foi a segunda melhor faculdade de pedagogia do Espírito Santo (Enade 2008) e a 9ª melhor colocada no IGC do MEC, entre 73 instituições avaliadas no Estado em 2009.
Este ano, a faculdade lançou cinco novos cursos de pós-graduação. São quatro só na área de educação (Psicopedagogia e Educação Digital, Educação Inclusiva e Digital, Educação Infantil e Gestão Educacional e Educação Digital) e a pós em Gestão Contábil Global.
O próximo passo da instituição é a construção da sede própria, na Estrada Tapera. A área, de 14.590m², fica próxima à BR-262, no primeiro cruzamento da cidade. Já foi iniciada a terraplanagem, e a expectativa é a que o término das obras aconteça até o final de 2012.
Funpac comemora dez anos em 2011
A Fundação Educacional Padre Cleto Caliman iniciou suas atividades em 2001, com o nome Univeneto, nas dependências da Escola Estadual Atílio Pizzol, no Distrito de São João de Viçosa, com os cursos de graduação em administração e pedagogia. De 2005 a 2010, já formou 261 alunos no primeiro curso e 195 em pedagogia. Em 2012, a instituição formará sua primeira turma de serviço social.
Com 261 alunos, atualmente a faculdade é dirigida por Carlos Fernandes Barboza e Patrícia Gonçalves Oliveira (diretora pedagógica). Além dos cursos de graduação, oferece segunda graduação em letras e pedagogia e pós-graduação em educação infantil, Educação de Jovens e Adultos- EJA, Gestão Escolar e em Gestão Empresarial, como foco em finanças, marketing, Recursos Humanos e Gestão de Empresas.
Um projeto em andamento é o do mestrado na área de educação, em parceria com a Universidade Lusófana de Lisboa (Portugal).
Este ano, a Funpac está comemorando dez anos de atividades. Em agosto, a faculdade promoverá uma semana comemorativa, com palestras e oficinas, que vai culminar com um baile para alunos e ex-alunos.