FMZ A Rádio
da Família

Venda Nova, a cidade mais católica do ES

* Por Leandro Fidelis

Na semana em que católicos de todo o Brasil voltam sua atenção para a visita do Papa Bento XVI, um instituto de pesquisa revela ter Venda Nova a maior população católica do Espírito Santo. O percentual de 79,90% é considerado alto comparado a outros municípios.

O dado consta na pesquisa inédita encomendada pela Câmara de Vereadores, cujo resultado foi divulgado na última quinta. O estudo, realizado em abril deste ano pelo Instituto Futura, detectou o grau de satisfação do contribuinte para um plano de ações do Legislativo (confira matéria completa neste site)

De acordo com Isaías Caliman Buffon, gestor da área de governança pública do Futura, o índice de pessoas que se dizem católicas na região metropolitana e em municípios como São Mateus e Cachoeiro geralmente não passa de 70%. “Deve ser observado que a pesquisa contabiliza aqueles que se declaram católicos, o que não significa ser esta pessoa praticante”, afirma Buffon.

Numa comunidade como Venda Nova, o pároco João Luiz Galvão defende ser o vendanovense freqüentador assíduo da Igreja. “Se Venda Nova tem quase 80% de católicos, o principal motivo é a tradição italiana e a cultura católica que veio com os imigrantes. Sem contar o gosto das famílias pela Igreja. O italiano tem a igreja como parte de sua casa”, avalia.

Ainda no item religião, outro dado relevante da pesquisa é que os evangélicos representam 14,89% da população. Até bem pouco tempo, esse grupo era menor, embora a reportagem não tenha conseguido os dados do último Censo do IBGE, de 2000. Dos que se declararam evangélicos, 36,67% são da Assembléia de Deus, 16,67% (Deus é Amor), 8,33% (Batista), 5% (Universal do Reino de Deus), 3,33% (Maranata) e 1,67% (Presbiteriana).

Se aumentou o número de evangélicos, é porque tem mais igrejas protestantes hoje do que há dez anos. O prefeito Braz Delpupo calcula existirem no município cerca de 100 templos evangélicos entre tradicionais e pentecostais. A maioria está em localidades como Alto Caxixe e São João de Viçosa, na zona rural.

Além de católicos e evangélicos, 0,25% dos moradores são espíritas kardecistas e 3,97% disseram não ter religião. Os que dizem seguir outros credos são menos de 1%.

* Publicada em 08/05/2007

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´