* Redação FMZ/ Assessoria Governo do ES
Venda Nova do Imigrante e mais três municípios adotaram a nova política estadual para os resíduos sólidos urbanos. Em seminário realizado semana passada, na capital, o prefeito Dalton Perim recebeu do Sebrae/ES o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos para Venda Nova. As informações são do secretário Municipal de Meio Ambiente, Henrique Lorenção.
O 5º Seminário e 4º Workshop de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos reuniu aproximadamente 600 pessoas, entre empresários, consultores, representantes de órgãos públicos, organizações não-governamentais e da comunidade científica, gestores municipais e estaduais, autoridades e especialistas em meio ambiente nos dias 5 e 6 deste mês. Na ocasião, foram realizados debates sobre o tema e assinado o acordo de cooperação técnica entre parceiros do Programa de Capixaba de Materiais Reaproveitáveis.
Presente na abertura do evento, a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, destacou que o setor de resíduos tem avançado muito no Espírito Santo, em função das parcerias e da ampla discussão com a sociedade. Entre as conquistas, cito o Programa Espírito Santo Sem Lixão, mas também a recente aprovação da Política Estadual de Resíduos Sólidos. Essa Política foi tão amplamente discutida com a sociedade que, quando chegou à Assembléia, foi rapidamente aprovada, ressaltou a Secretária.
Já na primeira palestra, a questão ambiental e de sustentabilidade se apresentou como a principal questão no cenário de futuro apresentado pelo pesquisador Daniel Estima de Carvalho, coordenador do Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração da USP (Profuturo), ao ministrar sobre “Macrotendências que Deverão Nortear os Negócios até o Ano de 2020”.
Além disso, por trás desse consenso social está o projeto da Política Nacional, segundo depoimento do representante do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Pellegrini Bandini. De acordo com o técnico, o projeto que vinha sendo debatido desde 1991, não representava o interesse da sociedade e teve que ser todo remodelado em 2007 e, agora, o desafio é justamente pactuar a sociedade em torno do novo projeto.
Os participantes também contaram com a apresentação do artesão José Renato sobre Resíduos e Oportunidades e da jornalista especialista em psicologia social, Vivianne Amaral, sobre Desenvolvimento em rede. Eles debateram sobre estratégias para implementação da política de logística reversa e de gestão de resíduos, com exposição de cases de sucesso.
O uso energético do biogás também foi explorado, com o especialista Christopher Godlove – que atua no EPA Landfill Methane Outreach Program, que apoia países em desenvolvimento em projetos de redução de metano e pela consultora da Fundação Promar, Flávia Nogueira, ao explanar sobre o Plano Diretor para Gerenciamento de Aterros Visando a Melhoria de Captura e Uso de Gás Metano no Estado do Espírito Santo.
O seminário é uma realização do Instituto Ideias, em parceria com da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e o Sebrae/ES.