O produtor rural de Venda Nova do Imigrante vai contar com mais serviços gratuitos neste ano. A Secretaria Municipal de Agricultura voltará a atender normalmente às solicitações para retroescavadeira e trator. A novidade para 2019 é o transporte de calcário agrícola e calcário siderúrgico. Os pedidos já podem ser feitos.
O agricultor precisa ir pessoalmente à Secretaria para solicitar o atendimento. Lá será necessário apresentar o bloco do produtor e assinar o documento de requerimento do serviço. O transporte dos calcários pela caçamba será permitido somente para benefício da produção agrícola. O limite será de três viagens por bloco do produtor. O total permitido para ser transportado é de até 27 toneladas de calcário agrícola e de até 15 metros cúbicos de calcário siderúrgico.
As regras de utilização são um mecanismo de controle de uso adequado. "Nós nos esforçamos para retomar os serviços de transporte. Estamos com uma caçamba nova para atender nossa comunidade. Agora, conseguimos esses recursos e queremos que eles sejam usados de forma a auxiliar ao maior número de produtores possível", explica Alexandre Filete, secretário de Agricultura.
Serviços de trator e retro
Só em 2018 foram prestados mais de 100 atendimentos com o trator e cerca de 80 com a retroescavadeira. A partir de 2019, o produtor poderá contar com até oito horas de uso anualmente. O atendimento será realizado por localidade para garantir a utilização mais eficiente do maquinário. Por exemplo, serão atendidos todos os agricultores de uma região para depois atender outras comunidades.
Os serviços de retroescavadeira, como limpeza do curso do rio e abertura de praça e estrada, devem ser autorizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Já a escavação e manutenção de “caixa seca” não necessitam da licença, com exceção dos casos em que seja movimentado grande volume de terra. Vale lembrar que as opções para o uso do trator são para arado, lâmina traseira, grade niveladora e grade aradora.
Confira abaixo o quadro informativo. Para saber mais, ligue (28) 3546-3662.
Fonte: Ascom/PMVNI