Venda Nova do Imigrante é destaque em Saúde Pública

 

Venda Nova do Imigrante é destaque em saúde pública do Estado. O Município alcançou a segunda posição no ranking estadual do programa Previne Brasil, do Governo Federal, que mede os indicadores relativos ao serviço da Atenção Básica de Saúde nos municípios, ficando atrás apenas do Município de Mucurici com 5.468 habitantes.

 

A Classificação é realizada de acordo com o monitoramento de ações estratégicas dos serviços de saúde realizados no município.  São eles: Pré-natal (Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sí?lis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Saúde da Mulher (Cobertura de exame citopatológico (preventivo)), Saúde da Criança (Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente) e Doenças Crônicas (Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada).

 

A Secretária de Saúde de Venda Nova do Imigrante, Marise Bernada Vilela, celebra a classificação. “Fico contente e satisfeita em ver esse resultado que reflete tamanho empenho e dedicação dos nossos profissionais de saúde, que trabalharam sem parar mesmo no período de pandemia, prestando serviço com amor, sempre tão atenciosos em fazer o melhor para os nossos munícipes!”

 

De acordo com o Prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Minete, “a nossa classificação no programa é excelente. Ela reflete além do trabalho excepcional dos nossos profissionais de saúde, o investimento constante da Prefeitura na saúde básica do Município. Investimento este que vai desde a aquisição de novos equipamentos, contratação e informatização de serviços até treinamentos de atualização para os nossos profissionais. Tudo para que a população seja o mais bem assistida possível, buscando melhorar constantemente a nossa prestação de serviço a quem precisa.”

 

O Previne Brasil, programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), tem como um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios o pagamento por desempenho. O monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Além disso, é também uma alternativa para garantir mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população.

 

 

Com informações da Prefeitura de Venda Nova.

Confira mais Notícias

Cuidados com a saúde mental em tempos de popularização dos jogos on-line

Unidade de Saúde da Vila da Mata terá novo horário de funcionamento até o fim do ano

Multivacinação para menores de 15 anos em Venda Nova a partir de segunda-feira (4)

‘Novembro azul’: a importância do homem estar presente na Atenção Primária à Saúde

ES amplia mamografia de rastreamento a todas mulheres a partir dos 40 anos

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza captação de órgãos

Saúde

Venda Nova implanta aplicativo para facilitar agendamentos de consultas médicas

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas