Venda Nova do Imigrante ganha câmara fria para beneficiamento do morango

Os produtores de morango da comunidade de Braço do Sul, em Venda Nova do Imigrante, receberam com festa mais um investimento do Governo do Espírito Santo. Por meio do Pronaf Capixaba, programa que é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), foi adquirida uma câmara fria destinada ao estoque da fruta.

 

Para a construção da câmara, que tem 14m³ para armazenagem, foram investidos R$ 18 mil, com recursos do Pronaf Capixaba. Ela será utilizada pelos produtores da região que formam a Associação de Produtores Braço do Sul, e vai servir para a estocagem da fruta, já que o tempo de duração do produto é pequeno após a colheita. Com o resfriamento, o morango pode ser conservado por mais tempo aumentando o tempo para comercialização, permitindo a busca de novos mercados.

 

“A câmara fria está instalada em uma região de divisa e vai atender a uma comunidade que se uniu para conquistar a melhoria das condições de trabalho dos agricultores. A agricultura é uma prioridade do Governo do Espírito Santo por isso os investimentos para seu constante desenvolvimento para gerar oportunidades a todos os capixabas”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura Enio Bergoli.

 

De acordo com o secretário municipal de agricultura, Domingos Sávio Filete, “a associação é nova e o que mais me impressiona é o compromisso que as famílias estão tendo e investindo na produção – qualidade da planta como a muda”, pontuou.

 

Para o presidente da Associação de Produtores Braço do Sul, Paulo Sérgio Schiavo, a instalação da câmara fria é uma grande conquista para os associados. “As 130 famílias que fazem parte da associação não tinham como armazenar seus produtos e essa câmara veio para nos ajudar no resfriamento e conservação dos morangos. Investimento como esse nos estimula a produzir com qualidade e isso gerar agregação de valor, isso é importante, pois mantém nossos filhos no campo e beneficia a todos os produtores da agricultura familiar”, comemorou.

Dia de campo distribui mudas de ponkan 

A Secretaria Municipal de Agricultura, o Incaper e a Seag realizaram ontem (27), na comunidade de Lavrinhas, um Dia de Campo sobre a Cultura da Tangerina Ponkan. Mais de 50 produtores de Venda Nova participaram do evento, na propriedade do produtor rural Ivan Caliman, e receberam informações sobre a implantação, manejo e adubação de pomares cítricos, além do combate às pragas específicas desse cultivo. Na parte da tarde, os produtores participaram de um almoço no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman e depois todos receberam novas mudas de tangerian Ponkan com o objetivo de melhorar o plantel das propriedades.

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS