O laticínio Venda Nova, da Associação dos Agropecuaristas de Venda Nova do Imigrante, foi o grande vencedor da terceira edição do Concurso de Queijos do Espírito Santo que elegeu e premiou os melhores queijos do tipo “minas padrão”.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (09), na GranExpoES 2013, onde estiveram o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, o presidente da Veneza, José Carnieli, o presidente da Selita, José Onofre Lopes, o coordenador do programa Estadual de Pecuária, Pedro Cani, o presidente da OCB/ES, Esthério Colnago e produtores rurais.
“Esse é mais um incentivo e estímulo aos produtores rurais para seguir investindo na qualidade. Um produto de qualidade tem mercado e apresenta valorização o que representa melhor remuneração. Esta é uma oportunidade de geração de renda, de grande importância para a economia dos municípios”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
A segunda e a terceira colocação ficaram respectivamente com o laticínio Zackery, do município de Santa Teresa, e com o laticínio Adria, de Castelo.
“Essa é a nossa segunda premiação consecutiva. Vou compartilhar essa alegria com todos os colaboradores do laticínio e tenho certeza que vamos investir ainda mais para melhorar nosso produto. Recentemente recebemos apoio do Governo com a aquisição de uma embaladora que otimizou nosso processo de produção”, destaca o presidente da Associação dos Agropecuaristas de Venda Nova do Imigrante, Luciano Falqueto.
Para definição dos melhores queijos, os jurados avaliaram características do produto como aspecto geral, cor, consistência, textura, odor, gosto ácido, e, por último e com maior peso, o sabor.
Participaram associações ou produtores que possuem registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou no Serviço de Inspeção Estadual (SIE).