Venda Nova do Imigrante recebe 3ª etapa do Rota Imperial Adventure

Belos cenários, gastronomia, tradição histórica e esportes radicais. Esta “receita” estará em pauta neste final de semana para a 3ª etapa do Rota Imperial Adventure, evento que une diversas modalidades esportivas e que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro, na localidade de Alto Bananeiras, em Venda Nova do Imigrante.

 

Antes das competições, haverá na sexta-feira (20) um coquetel para imprensa, competidores e comunidade local no Paiol do Nonno, no Centro de Eventos Padre Cleto Calimam, com direito a cantarola italiana e comidas típicas no fogão de lenha. No sábado (21), os pilotos e navegadores encaram a 3ª etapa da Copa ES de Rally de Regularidade, e no domingo (22) é a vez da 2ª etapa do Circuito Rota Imperial de Trekking. Esta etapa do Rota Imperial Adventure terá uma importância ainda maior por destinar 20% do valor arrecadado com as inscrições do rally para o Hospital Padre Máximo de Venda Nova.

 

O Rota Imperial Adventure é um evento de esportes na natureza, realizado pelo Instituto Rota Imperial, gerido pelo Sistema Findes (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo). O projeto tem o intuito de promover o turismo e, através dele, desenvolver os municípios pertencentes ao trajeto que guarda mais de 300 anos de história.

 

No Espírito Santo, 14 municípios fazem parte da Rota Imperial, também chamada de Estrada São Pedro de Alcântara: Vitória, Cariacica, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Venda Nova, Conceição do Castelo, Castelo, Muniz Freire, Iúna, Ibatiba, Ibitirama e Irupi.

 

Para Ricardo Barbosa – diretor administrativo da Findes e diretor do Instituto Rota Imperial -, a realização destas etapas consolida a Rota Imperial como importante trajeto para a realização de eventos esportivos e de aventura. “Cada etapa, além de fortalecer o potencial turístico dos municípios pertencentes à Rota Imperial – em especial do turismo de aventura -, leva desenvolvimento e geração de renda para as comunidades rurais do nosso interior.”

 

 

Sucesso nas edições passadas

 

Na última etapa em Castelo, o pódio da prova do Rally na categoria ‘open’, ficou com a dupla Luciano e Sandro Garbelotto. Na ‘expedition’ com Eidiano e Oriel Casagrande e na ‘turismo’ com Lauro Zoppe e Flavio Cypriano. Nesta etapa, os pilotos vão encarar mais 115 quilômetros de um percurso de trechos íngremes e vales como o da Serra do Engano – mirante natural da Rota Imperial.

 

A prova, que é aberta a qualquer tipo de carro 4×4, ainda oferece duas categorias para quem deseja começar a aprender a navegar (categoria ‘turismo’), e também para quem deseja apenas passear, botar o 4×4 na trilha e conhecer a Rota Imperial (categoria ‘turismo light’). Em Alto Bananeiras, ao longo do final de semana, a comunidade receberá os atletas, pilotos, navegadores, familiares e os visitantes com a comida típica da região.

 

O primeiro carro larga às 9hs de sábado e domingo, enquanto que a primeira equipe do trekking sairá às 9h45. Trata-se de duas provas de regularidade nas quais, o que realmente importa, é passar nos postos de controle distribuídos pelo percurso das provas no tempo ideal.

 

Na etapa de Castelo, participaram 25 equipes. Para a prova em Venda Nova, já estão confirmadas 30 equipes e a competição promete ser emocionante, com trilhas em matas fechadas, subidas de morro, visuais lindíssimos e muita diversão, no percurso que tem em torno de dez quilômetros. A etapa de Castelo teve como vencedor na categoria graduados, a equipe ‘A +/- Baleias’ e em seguida ‘EquipiNóia’ e ‘Improviso’ com o segundo e terceiro lugar respectivamente. Na categoria trekkers, que é a categoria iniciante no esporte, quem levou o primeiro lugar foi a equipe ‘Segue a Trilha’, pela primeira vez participando, seguida pela ‘Até Cubanos’ e ‘Papaléguas – vamtec’.

 

O Enduro a Pé ou “Trekking” é um esporte idealizado para abranger inclusive os participantes sem preparo físico especial. As provas competitivas são divididas em categorias – cada uma com um percurso e dificuldades distintas. A categoria Iniciantes (ou Trekkers) conta com provas de um grau de dificuldade (físico e técnico) apropriado para equipes que participaram poucas ou nenhuma vez de um evento do esporte, enquanto a categoria Graduados já conta com trajetos mais técnicos e velocidades médias mais altas.

 

Na sexta-feira (20), 20 horas, os participantes serão recebidos no Paiol do Nonno para o coquetel de abertura, briefing e entrega dos kits da etapa, com direito a Cantarola Italiana em uma bela recepção.  Na noite de sábado, às 19 horas, também no Paiol, tem a dupla Piu e Rick, eles vão embalar o coquetel de abertura do trekking.

 

A CC trekking é a organizadora e realizadora da prova do trekking em parceria com o Instituto Rota Imperial e com a Conexão Radical – organizadora e realizadora da prova do rally e do Rota Imperial Adventure como um todo.

Confira mais Notícias

Delegação capixaba participa dos Jogos Escolares Brasileiros em Recife

Esporte

Brasil inicia Jogos Paralímpicos em busca de campanha histórica

Vendanovense vai representar o Brasil na Paralimpíada de Paris

Aventura

Aventura e adrenalina: sucesso da 8ª edição do Polenta Off Road em Venda Nova

8º Polenta Off Road: aventura, música e gastronomia em Venda Nova do Imigrante

Aventura

Campeonato de Enduro 2024 promove aventura e confraternização em Venda Nova

Falta 1 mês para o Polenta Off Road 2024 em Venda Nova

Esporte

CBF confirma Fluminense x Atlético/MG no estádio Kleber Andrade